Página inicial > Últimas Notícias > Codir é favorável ao retorno presencial integral no primeiro semestre de 2022
Notícias IF Farroupilha

Codir é favorável ao retorno presencial integral no primeiro semestre de 2022

Publicado em Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 13h02 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Após manifestação favorável do Colégio de Dirigentes (Codir), em reunião realizada nesta manhã (9), proposta de retomada integral das atividades presenciais no início do ano letivo segue para decisão do Consup.

CODIR.png

Nesta quinta-feira (9), o IFFar realizou a 5ª Reunião Extraordinária do Colégio de Dirigentes (Codir), com início às 9h e transmissão ao vivo pelo YouTube. O Codir é um órgão consultivo de apoio ao processo decisório do IFFar. É composto pela reitora, pró-reitores e diretores gerais de campus.

No encontro, os dirigentes aprovaram a proposta de alteração da Resolução Consup nº 37/2021 e da IN nº 26/2021 para retomada das atividades presenciais integrais no início do ano letivo de 2022, em fevereiro. Com essa aprovação, a pauta agora segue para parecer do Comitê Institucional de Emergência (CIE), que se reúne nesta sexta-feira (10), e para decisão do Conselho Superior, com reunião marcada para o dia 17. Desta forma, a definição será divulgada à comunidade acadêmica ainda neste mês.

Desde outubro, as atividades do IFFar vêm sendo retomadas gradualmente em todas as unidades, após a flexibilização que permitiu a realização de atividades práticas de presença essencial. Segundo o pró-reitor de Ensino do IFFar, Renato Coutinho, o retorno presencial, possibilitado pelo atual cenário da pandemia, vai atender ao anseio da comunidade escolar e beneficiar a aprendizagem.

A reitora do IFFar, Nídia Heringer, destacou o avanço da vacinação como decisivo para permitir a retomada. “Temos clareza de que o processo vacinal é fundamental para essa retomada das atividades presenciais. Até fevereiro deveremos estar com a nossa dose de reforço e os estudantes já devem ter a sua segunda. Não há, neste momento, em termos de cenário epidemiológico, nada que nos impeça de pautar com segurança a retomada das atividades presenciais no Instituto Federal Farroupilha a partir do início de fevereiro”, declarou.

Outras pautas que foram apreciadas nesta reunião:

Curricularização da extensão - O Colégio de Dirigentes apreciou e aprovou a proposta de alteração da Resolução Consup nº 62/2020, que traz o regulamento para a implantação e desenvolvimento da Curricularização da Extensão. A pauta segue para apreciação do Consup na semana que vem.

Plano de Ação 2022 - O pró-reitor substituto de Desenvolvimento Institucional, Gustavo Hennig, comentou pontos do Plano de Ação do IFFar para o exercício de 2022. Nele, as unidades indicam as ações estratégicas que planejam implementar no próximo ano, de acordo com seus orçamentos. Após aprovação do Codir, o Plano passa pelo Conselho Superior.

Teletrabalho – A Diretora de Gestão de Pessoas, Daiana Carpenedo, regatou a trajetória de construção da minuta que vai regulamentar a implementação do Programa de Gestão (IN 65/2020) no IFFar, que prevê o teletrabalho facultativo para servidores que se enquadram nos termos do documento. Elaborada por um grupo de trabalho (GT) a partir da normativa federal, a minuta foi discutida com os campi e reitoria no mês de novembro e no momento é analisada pelas instâncias de representação das carreiras TAE (CIS) e docente (CPPD). O Colégio de Dirigentes se manifestou favorável à alteração do cronograma proposto inicialmente pelo GT. Desta forma, a pauta deve voltar à discussão nas primeiras reuniões do Codir e do Consup em 2022.