Página inicial > São Vicente do Sul > Campus participa da Mostra Cultural de São Vicente do Sul
Notícias São Vicente do Sul

Campus participa da Mostra Cultural de São Vicente do Sul

Publicado em Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 16h17 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

No último final de semana, o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul participou da Mostra Cultural/Feira do Livro Vicentense, ocorrida na Rua Coberta da cidade. Com uma programação diversa, o evento iniciou na noite de quinta-feira passada indo até sábado (4).

Além do stand institucional para visitação e da participação nas atividades, o Campus também foi apoiador e co-organizador deste evento, organizado pela Prefeitura Municipal, com o apoio da Emater/RS e do Banco Sicredi.

O diretor de Pesquisa, Extensão e Produção, Fabiano Damasceno, conta que, através de um intenso trabalho da equipe de manutenção predial, o campus disponibilizou as tendas e stands de organização dos expositores, além da estrutura que foi palco para as atrações artísticas que agitaram a mostra.

Na oportunidade, o Campus SVS fez a divulgação de projetos de extensão e de pesquisa relacionados à temática da Mostra Cultural, a exemplo do projeto “Diálogos Literários e Hábitos de leitura”, desenvolvido pelas profªs Ana Cláudia Oliveira da Silva e Andriza de Ávila, que busca incentivar o envolvimento no processo de leitura e discussão de textos literários, além de traçar o perfil do leitor do campus.

Também houve a apresentação do projeto “Hortas Escolares em pequenos espaços”, coordenado pelo prof. Thiago Idalgo e pela profª Luciane Peres. Neste ano, além da aplicação de questionário a estudantes do Ensino Fundamental e entrega de mudas em escola, o projeto lançou o Guia Alimentar (baixe gratuitamente aqui). https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601615

Dentro da programação da Feira do Livro, o campus realizou o lançamento em evento do E-book “Boas práticas agrícolas para a produção de hortaliças”, organizado pela profª Ana Lúcia de Paula Ribeiro; do livro “Terra Vermelha: os intrusos”, do prof. Bruno Milani; e do livro “Vivências”, que reúne contos, poemas, crônicas e ilustrações produzidas por estudantes do campus.

O Núcleo de Arte e Cultura do IFFar-SVS, sob coordenação do servidor Eduardo Feitoza, esteve à frente da organização das apresentações culturais do evento, que reuniu talentos do campus e de outras escolas da cidade.

Na noite de abertura, os talentos foram: Emily Wacht (música instrumental), Maria Luiza Oliveira (declamação), Pedro Henrique Santos, Manuela Baccin e Laura Ferreira (música vocal).

Já na sexta-feira, o Festival Estudantil contou com apresentações de Manuela Baccin (música vocal), Carlos Eduardo Rosa (performance) e Gabriel Sturza (gaita), esses dois últimos egressos do campus, hoje acadêmicos da UFSM. O evento também contou com obras visuais de Erick Leal Pacheco, egresso e atual acadêmico de Artes Visuais da UFSM.

Relacionadas

Projeto com produtores de hortaliças resulta em e-book sobre boas práticas agrícolas

Vivências: Campus lança obra que reúne textos e ilustrações produzidas por estudantes