Página inicial > São Vicente do Sul > Vivências: Campus lança obra que reúne textos e ilustrações produzidas por estudantes
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 16h14 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na noite do dia 5 de fevereiro, última sexta-feira, a comunidade escolar e acadêmica do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul esteve reunida na cerimônia online de lançamento do livro “Vivências”, que reúne 40 textos – entre contos, poemas e crônicas – e 24 ilustrações produzidas por estudantes do campus.

A obra é fruto de duas ações do Núcleo de Arte e Cultura do IFFar-SVS: o I Concurso Literário, que recebeu 99 inscrições e foi o método de seleção dos textos para o livro; e do projeto “Interações e conexões criativas entre linguagens”, da profª Tatiana Molina de Castro, em que os participantes criaram ilustrações tendo como base os textos selecionados.

Os organizadores - Ana Claudia de Oliveira da Silva, Eduardo Rafael Miranda Feitoza e Rosimeire Simões de Lima - escrevem no prefácio que os leitores de Vivências irão se deparar "com experiências que retratam o tempo externo e a vibração do que acontece com o mundo interno de jovens que emprestam seu olhar para o que sentiram, perceberam ou tiraram do fundo de suas mochilas, de suas bagagens".

Na fala de abertura do evento, o diretor geral, prof. Deivid Dutra de Oliveira, ressaltou a relevância das atividades artístico-culturais para a formação dos estudantes. “Vocês transformaram pensamentos, emoções e criatividade em arte. E nessa noite, vocês eternizam suas ações e nossa instituição em uma obra que poderá atingir tantas pessoas, não só nessa noite, mas para o resto da vida... contando um pouco da nossa história”, declara ele.

A cerimônia foi conduzida de maneira leve e descontraída pelos estudantes Leonardo Vargas de Lima e Patrícia Bianca Raddatz. A atividade teve um formato interativo, reunindo autores e autoras – em participações ao vivo e gravadas - que puderam comentar sobre suas motivações, inspirações e influências na criação dos textos e das ilustrações.

Irven Gomes, autor do slam “Século XXI era para estar tudo diferente”, que trata sobre racismo, conta que a vontade de se expressar através da escrita veio forte durante a quarentena; habilidade que, então, começou a desenvolver. Sobre seu estímulo em abordar tal problema social, ele comenta que escreveu baseado em um sentimento de injustiça, que é o que estava sentindo em relação ao cenário atual.

A aluna Maria Luiza Machado pensa ser muito interessante o poder da ilustração como forma de expressão, porque colocar os sentimentos e a visão que se tem sobre o mundo em alguma coisa mais viva, mais visual pode ajudar as pessoas a lidar com ansiedade, por exemplo. “O pintar e o desenhar ajudam muito a gente a ter inspiração para ver a vida de formas mais bonitas”, finaliza ela.

Na oportunidade, também foram exibidas produções audiovisuais de alguns textos, onde se pode verificar que a garotada sempre pode ir um pouco mais no quesito ‘criatividade’.

O lançamento do livro “Vivências” foi transmitido pela WebTV do IFFarroupilha e pode ser assistido através deste link.