Página inicial > São Vicente do Sul > Campus promove encontro internacional de produtores de ovinos
Notícias São Vicente do Sul

Campus promove encontro internacional de produtores de ovinos

Publicado em Sexta, 16 de Agosto de 2019, 16h39 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última quarta-feira, dia 14 de agosto, aconteceu, no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, o Encontro Internacional de Produtores de Ovinos, trazendo assuntos específicos que envolvem a ovinocultura, assim como apresentar o panorama da pesquisa e produção em outros países latino-americanos. O evento contou com a participação de produtores de várias cidades gaúchas, além de estudantes da UFSM, URI-Santiago, Unipampa e dos Campi Alegrete e SVS do IFFar.

Pela manhã, após esclarecimentos sobre a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos/ARCO, duas palestras foram proferidas. A primeira foi ministrada pelo médico veterinário Tiago Gallina Corrêa e discorreu sobre os problemas e soluções da verminose ovina; já a segunda versou sobre a produção de lã de qualidade, com o médico veterinário Ronaldo Carpes da Costa.

Na parte da tarde, houve o compartilhamento de experiências, sendo a primeira propiciada pelo engenheiro agrônomo Miguel Angel Costa Pinto, que abordou a evolução e os desafios da ovinocultura uruguaia. Posteriormente, o produtor Jair Menezes falou sobre a criação de ovinos no Paraguai. Segundo Fabiano Damasceno, diretor de Pesquisa, Produção e Extensão do campus, a troca de conhecimentos entre os países foi engrandecedora, pois os convidados trouxeram muitas informações sobre as etapas do ciclo produtivo, como manejo reprodutivo, alimentação, nutrição, melhoramento genético etc.

O evento foi promovido através de uma parceria entre o IFFar-SVS, Sindicato Rural de São Vicente do Sul e SENAR/RS, além do apoio dos seguintes órgãos: Farsul, Sebrae, ARCO e Federacite.