Página inicial > São Vicente do Sul > Café Cor realiza conversa sobre identidades de gênero não normativas
Notícias São Vicente do Sul

Café Cor realiza conversa sobre identidades de gênero não normativas

Publicado em Terça, 04 de Junho de 2019, 14h43 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última quarta-feira, dia 29 de maio, aconteceu mais uma edição do Café Cor, que é promovido pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. A atividade tratou sobre relações de gênero e sexualidade na escola, com foco nas diferenças e no reconhecimento de identidades de gênero não normativas; e foi ministrada por Fernanda de Oliveira Alves, mestra em Psicologia e integrante do "Grupo de Vivências LGBTIA+", projeto de extensão da UFSM.

Na oportunidade, Fernanda apresentou reflexões sobre como o modelo de sexualidade heteronomativa cria apenas um tipo de sujeito que é visível e legítimo socialmente. Ao determinar uma linha definidora entre sexo-gênero-desejo-prática sexual, esse modelo exclui as múltiplas representações de identidades sexuais e/ou de gênero da atualidade, como, por exemplo: gays, lésbicas, transgêneros e pessoas intersexo. As identidades não normativas passam, então, a ter dificuldades de serem ajustadas, pois o modelo exige um alinhamento “normal” e coerente entre sexo, gênero e sexualidade.

Dentro desse contexto, um dos objetivos de Fernanda foi demonstrar a importância do reconhecimento e da representatividade. Segundo ela, as pessoas não precisam se enquadrar numa caixa, mas é importante fazer uso delas para ter visibilidade, para ter um lugar político-social e, assim, poder lutar por direitos, já que é através deles que as pessoas passam a existir na sociedade.

Ligado ao Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS), o Café Cor é um projeto de ensino que busca proporcionar aos discentes, servidores do campus e comunidade em geral um espaço para a discussão e a partilha de experiências que permitem visualizar o preconceito, a discriminação e a violência contra a população LGBT+.

Uma vez por mês, o projeto realiza encontro com convidados(as) que se dispõe a tratar sobre temáticas pertinentes ao gênero e à diversidade sexual, buscando aprofundar o diálogo, o estudo e a compreensão desses assuntos pela comunidade institucional.