Página inicial > Santa Rosa > Arquitetura e Urbanismo realiza viagem de estudos
Notícias Santa Rosa

Arquitetura e Urbanismo realiza viagem de estudos

Publicado em Quinta, 08 de Novembro de 2018, 13h05 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Na última semana, entre os dias 28 e 31 de outubro, alunos do 4º, 6º e 8º semestres do curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa realizaram viagem de estudos para as cidades de Pelotas/RS, Jaguarão/RS, Caçapava do Sul/RS e Santa Maria/RS. A atividade, que envolveu seis diferentes disciplinas do curso, foi articulada pelos professores Juliano Moreira Coimbra, Manuela Ilha Silva e Valter Antônio Senger.

Foram realizadas visitas em edificações com interesse patrimonial, centros históricos, bens com salvaguarda em diferentes searas, edificações com tecnologias construtivas e materiais alternativos, além de experiências em distintas ambiências urbanas, proporcionando vivências distintas em temas como patrimônio cultural, materiais e técnicas construtivas, planejamento e mobilidade urbana.

Em Pelotas/RS, o grupo explorou o centro histórico da cidade e seu conjunto edificado reconhecido nacionalmente pelo IPHAN e, também, conheceu o processo quase artesanal de produção de ladrilhos hidráulicos na única fábrica ainda em funcionamento no Rio Grande do Sul. Além disso, foram realizadas visitas em uma das charqueadas da cidade e em novos espaços urbanos da cidade, especialmente em suas áreas de expansão. Também foi possível conhecer a residência do profº Juliano Coimbra, construída em barro.

Já em Jaguarão/RS, o grupo visitou o canteiro de obras da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo (em processo de restauração), na ponte internacional Barão de Mauá, assim como duas obras de intervenção em preexistências assinadas pelo escritório brasil arquitetura ainda em execução – o Mercado Público de Jaguarão e o Centro de Interpretação do Pampa (antiga Enfermaria Militar). Em Caçapava do Sul/RS, cidade estratégica no contexto da Guerra dos Farrapos e 2ª Capital Farroupilha, a visita foi exclusivamente ao Forte Dom Pedro II, fortificação militar salvaguardada pelo IPHAN.

Santa Maria/RS foi o destino final do grupo, onde foi possível visitar o centro histórico, especialmente o acervo ligado ao contexto ferroviário da cidade, assim como o campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Lá, o grupo visitou o novo Centro de Convenções da UFSM, o futuro prédio do curso de Arquitetura e Urbanismo e a Casa Popular Eficiente, projeto do Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis (Gepetecs).