Página inicial > São Borja > Astronomia na Escola realiza sala temática na E.M Vicente Goulart
Notícias São Borja

Astronomia na Escola realiza sala temática na E.M Vicente Goulart

Publicado em Terça, 22 de Agosto de 2017, 11h59 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O projeto de extensão Astronomia na Escola participou da I Mostra Científica e Cultural da Escola Municipal Vicente Goulart, apresentando aos alunos, professores e comunidade uma sala temática sobre o Sistema Solar. A mostra realizada no final do mês de junho teve como tema “Construindo ideias sobre a sustentabilidade”.

Durante o evento também foram apresentadas diversas atividades desenvolvidas pelo Projeto de Ensino Clube de Astronomia como a maquete sobre dimensões, alusiva as distâncias entre os planetas no sistema solar; maquete das rotações dos planetas em relação ao Sol; maquete e simulação eletrônica de eclipses solares e lunares além de material tátil para deficientes visuais poderem perceber as diferentes fases da Lua.
Além disso, para as crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, foram entregues fotos com um foguete construído pelo Clube de Astronomia, como forma de incentivar as futuras gerações o interesse pela Ciência.

“Foi uma grande oportunidade de levar um pouco do que estamos realizando em dois projetos distintos em nosso campus, e ainda, perceber que a dura realidade do ensino e da educação no Brasil está bastante prejudicada. Enquanto os governantes pensam apenas em seus bolsos, é uma lástima ver que crianças de pouco mais de 6 anos ainda estão indo para a escola apenas por conta da merenda. É necessário mais apoio e incentivo para o ensino e a pesquisa, já que a vontade de levar as atividades às escolas, e o retorno animado e curioso dos alunos e demais visitantes, demonstram que sim, é possível acreditar no desenvolvimento do país através da educação”, ressaltou o professor Mairon Machado, docente de física no Campus São Borja e coordenador dos projetos Astronomia na Escola e Clube de Astronomia.

Além do professor Mairon participaram da Mostra Cietífica as alunas Bruna Cerentini, Cátia Buzanello, Kelen Kruger, Rosiane da Rosa e Suen Correa, todas vinculadas aos dois projetos.

Essa é a segunda visita que o projeto de extensão Astronomia na Escola realiza este ano. Conforme o professor Mairon, outras visitas já estão agendadas e em breve serão divulgadas.

Fotos: Mairon Machado