Página inicial > São Borja > Aluno de SI apresenta trabalho no Latinoware 2019 e recebe prêmio
Notícias São Borja

Aluno de SI apresenta trabalho no Latinoware 2019 e recebe prêmio

Publicado em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 14h19 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O aluno Marcos Vinnicius Martins, do curso superior de Sistemas de Informação, esteve presente no 1º Latin.Science para apresentar o trabalho “Ferramenta digital voltada para a prevenção do suicídio no Rio Grande do Sul”, fruto do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante.

O Latin.Science corresponde a trilha acadêmica do Latinoware e visa reunir pesquisadores e estudantes que têm o software livre e tecnologias abertas como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Seu objetivo é disponibilizar um espaço para a comunidade apresentar os trabalhos científicos que desenvolvem na área.

Com esse estudo, o aluno Marcos Vinnicius recebeu o certificado de destaque como artigo de excelência do evento.

O Assistente Virtual Voltado à Prevenção do Suicídio tem como objetivo proporcionar materiais de promoção à vida, assistência e apoio aos usuários. O assistente funciona da seguinte maneira: realiza a análise de conteúdos digitais que foram criados por profissionais da área da saúde, e direciona essas informações aos usuários que precisam de ajuda. Esses conteúdos são direcionados de acordo com a situação emocional do usuário durante a utilização do aplicativo.

A 16ª edição do Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) aconteceu entre os dias 27 e 29 de novembro, em Foz do Iguaçú/PR.

O Latinoware é atualmente o maior e mais importante evento da área de tecnologias livres da América Latina. O evento oportuniza momentos de debates e troca de conhecimentos sobre a evolução das tecnologias abertas.

O trabalho do aluno Marcos Vinnicius já está rendendo frutos, pois também foi aceito para apresentação no II Seminário de Ciência e Inovação Tecnológica em Protótipos (SCIPROT), na Unipampa, em Alegrete.