Página inicial > São Borja > Criatividade, arte e física: alunos da licenciatura ensinam física de forma lúdica e divertida
Notícias São Borja

Publicado em Quinta, 04 de Julho de 2019, 16h04 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

A criatividade e a arte estiveram presentes na socialização da atividade final das disciplinas de Prática de Ensino de Física III, História da Física e Física Experimental do terceiro semestre do Curso de Licenciatura em Física.

DSC 0250Foto: Alunos da Licenciatura em Física apresentam teatro sobre Galileu Galilei/Assessoria de Comunicação

A atividade conduzida pelas professoras Maria Teresinha Kaefer e Taniamara Chaves, envolveu apresentações lúdicas e exibição de experimentos de Física aos alunos da modalidade Proeja. A prática teve por finalidade trabalhar com os futuros docentes, as diferentes possibilidades do ensino e apropriações da aprendizagem nos conteúdos relacionados a disciplina de Física.

O Grupo 1 apresentou por meio de um teatro de fantoches a história de Aristóteles, um dos mais importantes filósofos gregos e que desenvolveu muitas teorias no campo da física. Durante a performance também foram destacadas as noções aristotélicas de força e velocidade.

O grupo 2 encenou uma peça teatral sobre a história de Galileu Galilei, cientista e professor italiano considerado o pai da ciência moderna, cujas realizações deram importantes contribuições para diversas áreas como a Física e a Astronomia. A peça abordou o julgamento e a condenação de Galileu pela Inquisição Católica Romana em 1633, por suas descobertas em defesa do heliocentrismo – modelo estrutural cosmológico que coloca o sol no centro do universo.

Por sua vez, o grupo 3 abordou a história de Isaac Newton, cientista inglês que descobriu a lei da gravitação universal. Os alunos produziram uma narrativa histórica contando os fatos marcantes da vida do cientista através de uma linha do tempo. Além disso também realizaram experimentos físicos relacionados a primeira, a segunda e a terceira leis de Newton conhecidas como lei da inércia, princípio fundamental da dinâmica e lei da ação e reação, respectivamente.

A aula teve recepção positiva dos alunos do proeja, que demonstravam entusiasmo a cada apresentação. Ao final a atividade foi aberta ao esclarecimento de dúvidas e proposição de questionamentos, momento no qual os alunos da plateia destacaram os pontos que mais gostaram, debatendo assim os conteúdos abordados.

Assessoria de Comunicação