Página inicial > Santo Augusto > Projeto IFRISBEE: conhecendo e praticando o Ultimate Frisbee na escola
Notícias Santo Augusto

Projeto IFRISBEE: conhecendo e praticando o Ultimate Frisbee na escola

Publicado em Segunda, 17 de Outubro de 2022, 16h25 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O professor de Educação Física do IFFar – Campus Santo Augusto, Luciano de Almeida, está desenvolvendo o projeto de extensão “IFRISBEE: conhecendo e praticando o Ultimate Frisbee na escola”, com o objetivo de divulgar, conhecer e estimular a prática do Ultimate Frisbee (UF) nas escolas de Santo Augusto, visando a ampliação do acervo cultural dos estudantes em torno das práticas esportivas e o desenvolvimento do espírito de jogo nas mesmas.

Luciano desenvolveu o projeto por acreditar que o Ultimate Frisbee deveria estar presente no currículo escolar e nas aulas de Educação Física, devido ao seu grande potencial educativo, uma vez que é um esporte que não possui árbitros e é autorregulado pelos participantes, algo que estimula a comunicação interpessoal, a resolução de possíveis “conflitos” e principalmente o espírito de jogo.

O projeto foi dividido em cinco momentos: primeiros contatos (agosto), diagnóstico/formação (setembro), oficinas itinerantes (outubro e novembro), 1º Festival Municipal de Ultimate Frisbee (novembro) e avaliação/produção de um informe final (dezembro).

Segundo Luciano, com a realização do projeto se espera ampliar o conhecimento dos participantes sobre o Ultimate Frisbee nas escolas do município; estimular a criação de um grupo estudos (formação permanente) junto aos professores de Educação Física do município para discutir as possibilidades e limites da inclusão da modalidade esportiva no currículo das escolas; manutenção das oficinas itinerantes para a prática nas escolas; dar continuidade ao Festival de Ultimate Frisbee no município de Santo Augusto, através da realização de outras edições do evento para oportunizar a participação de novos praticantes; buscar parcerias para ampliar a área de abrangência do projeto e estimular o envolvimento da comunidade regional no desenvolvimento do esporte em outras cidades da região.

As oficinas itinerantes do projeto iniciaram no dia 07 de outubro, com os alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Liberato, juntamente com o professor José Adelir Padilha. Nos dias 13 e 14 de outubro, ocorreram mais duas oficinas, respectivamente, na Escola Municipal Cívico Militar São João e na Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini. Serão realizadas oficinas em todas as escolas de Santo Augusto até o mês de novembro.