Página inicial > Santo Augusto > VEM AÍ A PRIMEIRA MOSTRA DE FOGUETES DO IF FARROUPILHA
Notícias Santo Augusto

VEM AÍ A PRIMEIRA MOSTRA DE FOGUETES DO IF FARROUPILHA

Publicado em Terça, 09 de Agosto de 2016, 09h01 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Com o objetivo de fomentar o interesse pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, será realizada, a partir do dia 31 de agosto, a Primeira Mostra de Foguetes do IF Farroupilha.  A ideia é promover  a  difusão  dos conhecimentos básicos  de  uma  forma  lúdica  e cooperativa, voltadas às atividades aeroespaciais, mobilizando alunos e servidores da Instituição .

Poderão participar da Mostra os estudantes regularmente matriculados  nos  cursos  de  nível  médio  do  IF Farroupilha.  Cada  equipe  será  formada  por  no  máximo  três  alunos,  e  deve  conter necessariamente  um  professor  responsável; aconselha-se que o professor seja da área das ciências, mas a equipe pode escolher livremente esse coordenador por afinidade.  O  professor  pode  auxiliar  os alunos na elaboração do projeto, mas espera­se que o projeto seja pensado e  executado  com  a  menor  interferência  possível  do  coordenador que, obviamente poderá  intervir  caso  note  que  o  projeto  não contempla os ítens de segurança necessários.

Os responsáveis pelo evento, professores Michel Silva dos Santos e Raphael d'Acâmpora, do Campus Santo Augusto, explicam que cada equipe deverá construir um foguete, tendo como corpo uma garrafa PET (de qualquer capacidade e de qualquer marca).  Seguindo as normas de construção dos projetos para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2017, a pressurização (mistura dos reagentes) só pode ocorrer no interior do foguete. Não é permitido que os reagentes entrem em contato no interior da base de lançamento. As únicas  substâncias  que  podem  ser  utilizadas  para  a  pressurização  são: água, vinagre com concentração de ácido acético em torno de 4% e bicarbonato de sódio em quaisquer proporções. Nenhuma forma de pressurização mecânica será aceita.   A base de lançamento é de livre escolha da equipe, e nessa base são permitidas peças metálicas e canos de qualquer bitola.

A primeira  etapa, classificatória,  será  realizada  nos  campi  do  Instituto  Federal  Farroupilha,   e a segunda, que será a final, deverá ocorrer no  Campus  Panambi. Para  participar  da  mostra  de  foguetes  na  etapa  final,  os  interessados deverão ser selecionados no  campus através das etapas classificatórias, e o professor  responsável deverá encaminhar a inscrição dos alunos ao professor coordenador da etapa final, em Panambi.  A comissão organizadora será composta por um professor de cada campus participante e um docente da PRPPGI. A Presidência  caberá  ao  docente  do  campus  onde ocorrerá  a etapa final.

No Campus Santo Augusto, onde a competição será realizada no dia 31 de agosto, a partir das 14h, as inscrições  deverão  ser  realizadas até o dia 26 de agosto, no Setor Pedagógico, mediante  formulário  específico, constante no Regulamento (link anexo), que traz mais informações sobre o evento. (As imagens são de estudantes, durante Mostras de Lançamento de Foguetes pelo país).

Anexos: