Página inicial > Santo Augusto > Estudantes do IFFar – Campus Santo Augusto participam da 16ª Latinoware
Notícias Santo Augusto

Estudantes do IFFar – Campus Santo Augusto participam da 16ª Latinoware

Publicado em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 18h31 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Estudantes do Eixo de Informação e Comunicação do IFFar – Campus Santo Augusto participaram, de 27 a 29  de novembro, da 16ª edição do Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware).

A instituição já participa desde 2012 do evento, sendo representada esse ano pelos alunos do 2º e 3º anos do Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio e do 2º, 4º e 8º semestres do Curso Superior de Licenciatura em Computação, acompanhados pelos professores Andressa Falcade, Cleitom José Richter e Renira Carla Soares e pelo Analista de Tecnologia da Informação, Giovani Felipe Jahn.

O evento promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e pela Itaipu Binacional, contou com mais de 2,7 mil participantes. Educação, negócios, robótica, segurança cibernética e iniciação científica foram alguns dos temas que deram nortearam as discussões.

A principal novidade do Latinoware deste ano, que voltou a ser realizado no Rafain Palace Hotel & Convention depois de 15 anos, foi a trilha Latin.Science, que logo em sua primeira edição recebeu mais de 70 trabalhos científicos de 150 pesquisadores de 14 estados brasileiros, além de Argentina, Paraguai, Espanha e Portugal. Deste total, 36 trabalhos científicos foram apresentados.

Os estudantes de Licenciatura em Computação, Uianes Biondo e Pedro Weisheimer Ribeiro, tiveram a oportunidade de conversar exclusivamente, durante algumas horas, com diretor executivo da Linux Professional Institute, John “Maddog” Hall, sobre educação, graduação, computação e ensino de programação. Para Uianes essa é a essência da LatinoWare: “Pessoas buscando compartilhar experiências e estabelecer diálogo sobre a liberdade no mundo digital”.