Página inicial > Santo Augusto > Projeto de Pesquisa busca automatizar viveiros de aves
Notícias Santo Augusto

Projeto de Pesquisa busca automatizar viveiros de aves

Publicado em Quarta, 02 de Outubro de 2019, 15h56 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O professor de Física do IFFar – Campus Santo Augusto, Tiago Ávila, coordena, desde o ano passado, o grupo de pesquisa em Materiais Semicondutores e Tecnologia (MSTec), tendo como principal objetivo, o desenvolvimento de uma tecnologia para automatizar totalmente o manejo de viveiros de aves, até a fase de corte.

O Grupo de pesquisa é formado pelos bolsistas de Iniciação Científica de Ensino Médio, César Busatto e Marcos Lanius (ambos no 2º ano do curso técnico em Informática), e como voluntários atuam os seguintes estudantes: Felipe Rodrigues (2º ano téc. em Administração), Mateus Luft, Luan Kerpel, Augusto Wyrepkowski e Henrique Dellalibera (2º ano téc. em Agropecuária), Alessandro Andres e Mateus Schons (2º ano téc. em Informática). Os integrantes do grupo se encontram semanalmente às quintas-feiras no horário do meio dia no laboratório de física da instituição para reuniões de prática e teoria.

Quando criou o grupo o professor Tiago teve a ideia de integrar conhecimentos (algo agrário com tecnologia), e como havia alunos do técnico em agropecuária, propôs a ideia do aviário reduzido como sendo o projeto principal. “Ter alunos do Técnico em Agropecuária ajudou muito, pois eles fizeram toda a pesquisa em termos técnicos do manejo de aves. A parte de testes está sendo finalizada (a programação do arduino) e a construção final do sistema deve ser concluída em duas semanas, pois iremos apresenta na MEPT na área de inovações tecnológicas”.

O grupo também está aberto para demandas tecnológicas externas e internas do IFFar, inclusive alguns projetos já estão em vista de iniciar nos próximos semestres. “Existem demandas sendo analisadas, quanto à possibilidade de implementação, pois nosso laboratório tem poucos recursos e dependemos de materiais (algumas vezes caros) pra colocar em prática. Espera-se com a evolução do grupo, criar um centro de tecnologia acadêmica (CTA) no IFFar, para desenvolver pesquisa científica e tecnologia de ponta na região, atendendo às demandas da comunidade”, explica o professor Tiago.