Página inicial > Santo Augusto > Final do Bye Bye Boss 2019
Notícias Santo Augusto

Final do Bye Bye Boss 2019

Publicado em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 17h39 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NIT do IFFar – Campus Santo Augusto promoveu na noite de ontem, dia 25, a final do Bye Bye Boss - Desafio de Empreendedorismo do IFFAR. Desde o lançamento da 2ª edição do desafio em agosto, foram realizados sete encontros para organização das equipes, apresentação de metodologias, mentorias e discussão das ideias.

O desafio realizado no âmbito institucional, em todos os campi do IFFar, tem por objetivos: fomentar o empreendedorismo e a inovação; apoiar os alunos na identificação de oportunidades de mercado; apresentar metodologias para formatação de planos de negócios; desenvolver novos empreendimentos em busca do desenvolvimento local e regional; auxiliar os alunos na montagem de seus planos de negócios através dos processos de mentoria.

O evento contou com a presença da Diretora Geral do IFFar – Campus Santo Augusto, Verlaine Gerlach; do presidente do NIT, Cristiano Santos Rossoni; do Diretor de Pesquisa Extensão e Produção, Francisco Sperotto Flores; do coordenador de Extensão e membro do NIT, Osmar Bencke; demais integrantes do NIT, empresários locais, estudantes e servidores do IFFar – Campus Santo Augusto, estudantes e professores da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini – CIEP de Santo Augusto e da Escola Estadual de Ensino Médio Feliciano Jorge Alberto de Redentora.

Na ocasião, três equipes apresentaram suas ideias de negócios para os trio de jurados formado pelos seguintes empresários: Liliane Cristina Goettems - sócia da empresa Avozzani Móveis Exclusivos, com loja e fábrica na cidade de Três Passos, e filial em Santo Augusto; Roberto Scherer Soares - empresário da cidade de Três Passos, sócio do Restaurante Thay (comida oriental), Mr. Pancho (cachorro quente uruguaio) e da Kaffee Bistrô (cafeteria), também já foi professor substituto de economia do IFFar – Campus Santo Augusto e mentor do Bye Bye Boss em 2018; Renato Marodin, sócio do Jornal O Celeiro e Rádio Ciranda, também representando a Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Santo Augusto -ACISA, entidade muito parceira do NIT e campus em diversas ações realizadas.

Na primeira edição, no ano passado, tivemos 32 participantes, que formaram 17 equipes, com alunos somente do IFFar – Campus Santo Augusto. Como provocação para a 2ª edição, os membros do NIT propuseram ampliar o desafio para incluir alunos do ensino médio de escolas da rede estadual de Santo Augusto, sendo que 5 equipes realizaram suas inscrições e uma equipe, da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini – CIEP, chegou ao final da jornada. Por parte dos alunos do IFFar, iniciaram 3 equipes e 2 chegaram à final.

Durante as apresentações das ideias de negócios, as três equipes concorrentes, CAMREF (IFFar - Bruna Abigail Milbrandt, Paola Cargnelutti Barriquelo e Pietra Cargnelutti Barriquelo), GAT (IFFar - Danrley Brasil dos Santos) e Prati Time (CIEP  Érica da Silva Santos, Maiane dos Santos, Joana Micheli Souza da Silva, Mateus Antonio Novaz de Paula e Ana Luiza Freitas dos Santos de Assis) e tiveram até cinco minutos, cada avaliador teve até três minutos para fazer perguntas ou comentários e as equipes tiveram dois minutos para resposta única para todos os avaliadores. Os avaliadores deram notas de zero a dez para cada critério da ficha de avaliação: Grau de inovação da proposta, Viabilidade técnica e operacional, Viabilidade econômica e potencial de mercado, Impacto socioambiental e Apresentação da ideia.

As duas equipes do IFFar- Campus Santo Augusto CAMREF e GAT - Gerenciador de Atividades, obtiveram respectivamente 1º e 3º lugares no desafio e representarão a instituição na final geral do Bye Bye Boss, que acontecerá durante a MEPT do IFFar, no dia  16 de outubro, no Campus Santa Rosa. A equipe Prati Time da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini – CIEP, 2º colocada na competição, além do conhecimento na área de empreendedorismo e a discussão sobre suas ideias de negócios, receberão certificados de participação no desafio e a menção honrosa pela sua colocação.

A equipe do NIT agradece a todos os mentores que colaboraram durante o processo do desafio, aos professores das escolas que se disponibilizaram em colaborar com as equipes, aos jurados que se disponibilizaram para avaliar as equipes e também a todos os participantes que toparam o desafio de se aventurar no empreendedorismo, saindo da comodidade e que se colocam a disposição de atuar em busca do desenvolvimento local e regional.