Página inicial > Santo Augusto > Projeto de ensino promove o multiletramento na escola
Notícias Santo Augusto

Projeto de ensino promove o multiletramento na escola

Publicado em Quinta, 25 de Julho de 2019, 11h55 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Está sendo desenvolvido no IFFar – Campus Santo Augusto, desde 2018, o projeto de ensino “Prática de Multiletramento na escola: uma proposta interdisciplinar de construção de sentidos”, o qual conta com práticas interdisciplinares (participação de professores das áreas de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, língua espanhola, artes e informática) de multiletramento no contexto da educação profissional técnica de ensino médio de modalidade integrada, através do desenvolvimento da capacidade leitora e produções orais e textuais, utilizando gêneros discursivos, nas línguas portuguesa e inglesa, em diferentes suportes.

O projeto coordenado pela professora Miquela Piaia, já em sua segunda edição, oferece regularmente oficinas de contação de histórias, de criação literária, de produção de literatura eletrônica e de ilustrações, que visam promover o protagonismo e autoria discente, de forma a sensibilizá-los para a leitura, escrita e oralidade e desenvolver a capacidade crítica dos estudantes para que interpretem e produzam textos constituídos por palavras, movimentos, cores e imagens.

Os estudantes que participam do projeto trabalham com gêneros literários como crônicas, contos, hipercontos, histórias infantis, além dos gêneros discursivos como anúncios publicitários, resenhas, artigos de opinião, etc. Ao ter contato com variados tipos de gêneros literários e discursivos, os estudantes utilizam a linguagem no trabalho de produção de sentidos, utilizando as tecnologias digitais e capacidades multiletradas.

A professora Miquela explica que o principal objetivo desse projeto é comprovar que diante dos paradigmas contemporâneos de aprendizagem, incentivar a leitura, oralidade e, principalmente, a produção textual multimodal no contexto escolar de forma integrada, motivadora, autêntica e relevante engajará os estudantes e os tornará protagonistas de seus processos de aprendizagem.