Página inicial > Santo Augusto > Realizada a abertura oficial do 14º Fórum Municipal de Educação Ambiental
Notícias Santo Augusto

Realizada a abertura oficial do 14º Fórum Municipal de Educação Ambiental

Publicado em Terça, 02 de Abril de 2019, 17h50 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

IFFar - Campus Santo Augusto sediou na noite de ontem a abertura do 14º Fórum Municipal de Educação Ambiental de Santo Augusto. O evento está sendo organizado por uma comissão constituída pelo IFFar - Campus Santo Augusto, EMATER/RS-ASCAR, Corsan e Prefeitura Municipal de Santo Augusto, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente - SEDECOM. As inscrições encerradas no dia 30 de março totalizaram mais de 270 participantes.

Participaram da abertura do evento, o vice-prefeito de Santo Augusto, Marcelo Both; o Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFFar  - Campus Santo Augusto, Cristiano Nunes dos Santos; a Secretária Municipal de Educação e Cultura e presidente da Comissão organizadora do 14º Fórum de Educação Ambiental, Zaira Meirelles Rotili; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Luis Josmar Bertollo; representando a Câmara Municipal de Vereadores, a Vereadora Dione Sperotto; o Gerente do Escritório da CORSAN, Darci Schumann e o gerente do Escritório Municipal da EMATER/RS- Ascar, Carlos Alberto Agnes Weiller.

Após a abertura do evento, o Promotor de Justiça do município de Catuípe, Nilton Kasctin dos Santos, professor universitário e defensor do meio ambiente, do direito e bem estar do ser humano, falou sobre  “A produção de alimentos com agrotóxicos X nós como consumidores”. Segundo o Promotor, agrotóxicos são sempre tóxicos para a saúde e o meio ambiente. “Mesmo seguindo as respectivas instruções, utilizar agrotóxico é sempre inseguro”.

As atividades do fórum esse ano, acontecem de maneira diferente das outras edições, sendo realizados encontros mensais no auditório do IFFar - Campus Santo Augusto, entre os meses de abril e julho, totalizando 5 encontros, onde  serão debatidos assuntos diversos relacionados com o tema “Recursos Naturais e Mudanças Climáticas”, enfatizando, principalmente, ocorrência e impactos das mudanças climáticas, captação e utilização da água, contaminação do solo, ar e água pela aplicação de insumos na agricultura.

O próximo encontro será no dia 30 de abril, às 19h, com o tema: “Conhecimento presente para o futuro”, tendo como palestrante o Dr. Roque Ismael da Costa Gullich.