Página inicial > Santo Augusto > CAI e NUGEDIS realizam evento no Dia Internacional da Mulher
Notícias Santo Augusto

CAI e NUGEDIS realizam evento no Dia Internacional da Mulher

Publicado em Quinta, 14 de Março de 2019, 15h14 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A Coordenação de Ações Inclusivas - CAI, juntamente com o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual - NUGEDIS do IFFar – Campus Santo Augusto promoveram no dia 08 de março, atividade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, para os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

A programação teve início com a professora de Artes, Téoura Benetti, vice-presidente do NUGEDIS, dando as boas vindas e contextualizando a exibição e organização do evento. Logo mais a Assistente de Alunos Daniele Uhlmann Anacleto, que está atualmente à frente da CAI falou sobre a atuação desta Coordenação.

Na sequência, Clarinês Hames, representante do NUGEDIS e professora de Biologia, apresentou uma contextualização histórica da data, enfatizando a luta constante das mulheres por igualdade social e salarial. Trouxe também uma reflexão sobre os diversos tipos de violências a qual as mulheres estão submetidas diariamente: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Em seguida foi realizada a exibição dos filmes produzidos em 2018 para o festival “Minuto de Não Violência Contra a Mulher” desenvolvido pelo IFFar, no qual os estudantes puderam refletir sobre a temática, a partir de produções dos próprios estudantes e servidores da instituição.

A programação continuou com a palestra “Violências Contra as Mulheres”, ministrada pela convidada Gabriela Rotilli dos Santos, que é graduada em História pela Universidade Federal de Santa Maria e atualmente é mestranda em História pelo Programa de Pós Graduação da mesma instituição. Sua pesquisa é sobre mulheres pobres em Santa Maria no início do século XX, envolvendo pós-Abolição, História da Cidade, História das Mulheres e das Relações de Gênero.

Após a fala de Gabriela, ocorreu uma conversa entre todos os participantes da atividade, buscando trazer os entendimentos sobre a violência contra a mulher. A organização do evento considera que o mesmo foi um sucesso e que seu objetivo foi alcançado, uma vez que oportunizou uma reflexão qualificada sobre a temática e uma participação efetiva dos estudantes nas discussões que aconteceram.