Página inicial > Santo Augusto > Estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas produzem materiais didáticos para a APAE de Santo Augusto
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 00h16 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os estudantes do 6º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do IFFar – Campus Santo Augusto, realizaram dentro da disciplina de Prática enquanto Componente Curricular VI (PeCC VI), ministrada pela Professora Camila Copeti, a confecção de modelos didáticos voltados para alunos da Educação Especial, buscando facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

Vários trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos no decorrer do semestre, envolvendo também as disciplinas de Fisiologia Vegetal, ministrada pelo professor Paulo Giancotti e Diversidade e Educação Inclusiva, ministrada pela professora Juliani Natália dos Santos. Dentre os trabalhos estão o planejamento de aulas e materiais didáticos, para atender alunos com diferentes necessidades especiais (Síndrome de Down, TDAH, Déficit Cognitivo, Cegueira, Surdo-Mudez entre outras), que frequentam escolas regulares.

Em paralelo a estes trabalhos, a professora Camila Copeti, visitou a APAE de Santo Augusto, e lá conversou com a Diretora Loeidi Kruger Klock, com a professora Cleunice Pereira da Silva e com a fonoaudióloga Mariza Fucilini, procurando conhecer as necessidades e encontrar uma forma de como o IFFar poderia contribuir através dos alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas. Por diferentes particularidades não foi possível a turma toda visitar a APAE, mas todos abraçaram a ideia, de construir materiais didáticos através da PeCC VI, e do que estava sendo estudado nas disciplinas envolvidas.

Segundo a professora Camila, em uma segunda conversa com a professora Cleunice, que atende alunos com déficit de atenção e autistas na APAE, surgiu a ideia da história infantil “A lagarta comilona”, porque é uma história que trabalha conceitos de ciências, fala sobre os alimentos, sobre a metamorfose, e possibilita muito mais do que trabalhar a escrita, mas também a fonologia, a matemática, a ordenação e sequência.

A partir disso, a turma começou a buscar exemplos de atividades, que poderiam ser desenvolvidas a partir da história da “Lagarta Comilona”, e que atenderiam ao público daquela turma. “Como a professora Cleunice não tinha o exemplar do livro, um dos grupos ficou encarregado de construir a história em tamanho maior, com textura e cores vibrantes. Outros grupos ficaram encarregados de construírem materiais de montar conforme a ordem de números, encaixar, de trabalhar as diferentes formas, de formar palavras, e montar conforme a ordem dos fatos”.

A professora Camila destaca que sempre priorizou-se a reciclagem e o reaproveitamento de materiais. “Utilizamos retalhos de EVA, tampinhas de garrafa, pedaços de madeira, capas de cadernos velhos, os alunos fizeram os desenhos e pintaram para não precisarmos de impressora colorida, sobras de feltro, espuma de travesseiros velhos, papelão, etc. Houve doação e um envolvimento muito grande por parte dos alunos do 6º semestre da Licenciatura em Ciências Biológicas na elaboração e execução dos trabalhos. Conversando posteriormente com eles, afirmaram que estavam repletos de um sentimento de paz e dever cumprido, que sentiram-se úteis e estavam realizados em poder contribuir com o ensino de alunos portadores de necessidades especiais e com isso aprender ainda mais sobre a necessidade de adaptação para o ensino”, explica a professora.

A entrega dos materiais didáticos para a equipe da APAE de Santo Augusto, feitos a partir da história da “Lagarta Comilona”, aconteceu no dia 24 de outubro, e contou com a participação, além da professora Camila, também de alguns estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas.

Entrega do materiais didáticos para a APAE

Entrega dos materiais didáticos para a Apae

Para a professora Camila a APAE é uma instituição maravilhosa, que realiza um trabalho emocionante, dado a escassez de recursos e o número de alunos que atende. “É preciso que mais instituições e pessoas a acolham, que façam visitas, que colaborem não só financeiramente, mas também com contação de histórias, com produção de material didático e principalmente, com carinho e afeto àquelas crianças, jovens e adultos. A minha ideia é poder continuar realizando este trabalho de aproximação do IFFar – Campus Santo Augusto, através da Licenciatura em Ciências Biológicas com a APAE e com as escolas de educação básica do município e ampliar cada vez mais estas relações, fundamentais para a constituição do futuro professor, que estamos formando, retribuindo assim, o acolhimento da comunidade ao campus”.

Saiba mais sobre como funciona a PeCC:

As disciplinas de PeCC (Prática enquanto Componente Curricular) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar – Campus Santo Augusto ocorrem ao longo de todos os semestres letivos, sempre com um enfoque diferente e tendo como objetivo proporcionar a articulação de conhecimentos construídos no decorrer da formação acadêmica, além de aproximar o licenciando no campo de atuação. A PeCC está em articulação intrínseca com diferentes disciplinas de conhecimento básico, específico e pedagógico buscando uma correlação entre teoria e prática num movimento contínuo entre o saber e o fazer.