Página inicial > Santo Augusto > Estudantes do Eixo de Informação e Comunicação participam do 15ª Latinoware
Notícias Santo Augusto

Estudantes do Eixo de Informação e Comunicação participam do 15ª Latinoware

Publicado em Sexta, 26 de Outubro de 2018, 16h51 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Eixo de Informação e Comunicação do IFFar – Campus Santo Augusto participou, de 17 a 19 de outubro, da 15ª edição do Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware).

A instituição já participa desde 2012 do evento, sendo representada esse ano pelos alunos do 2º e 3º anos do curso técnico em Informática e do curso superior de Licenciatura em Computação, acompanhados pelos professores Paulo Henrique de Oliveira, Renira Carla Soares, pelo Analista de Tecnologia da Informação, Giovani Felipe Jahn e pelo Assistente em Administração, Ricardo Barreira.

DSC 1059

O evento, realizado pela primeira vez no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, reuniu quase 4 mil pessoas de nove países: Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Peru, Cuba, Estados Unidos e Dinamarca. Além de ganhar mais espaço, esta edição do evento – que é realizado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e pela Itaipu Binacional – também ampliou a sua programação, promovendo mais de 250 atividades e discussões sobre uma grande variedade de temas como Desenvolvimento de Sistemas, Segurança e Privacidade na Internet, soluções tecnológicas de Inteligência Artificial, Robótica, Automação, Negócios, Impressoras 3D, Aprendizagem Criativa e Internet das Coisas, entre outros.

Uma das novidades desta edição foi a realização do 1º Hackaton Latinoware 2018, um desafio lançado aos jovens para desenvolverem soluções para problemas sociais. O IFFar – Campus Santo Augusto esteve representado com uma equipe, composta pelos estudantes do 6º semestre de Licenciatura em Computação, Uianes Biondo, Iuri Santos, Elisandra de Lima Basso e Tieli Taborda, os quais desenvolveram um sistema web para auxiliar no turismo da tríplice fronteira (Brasil-Argentina e Paraguai), ficando em 3º lugar na competição, dentre as oito concorrentes, recebendo como prêmio ingressos para a Campus Party, que acontece em fevereiro em São Paulo.

.

PHOTO 2018 10 26 16 55 58

Uianes, Tieli, Iuri e Lisa

A segurança da informação foi outro tema bastante discutido durante o evento. Idealizado para fazer a relação entre a tecnologia e a educação, o 1º LatinowareEDU foi realizado em parceria com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa – braço do MIT MidiaLab no Brasil – e já nesta primeira edição reuniu cerca de 200 pessoas em suas atividades que incluíram assuntos como computação criativa e robótica educacional.

Figura já carimbada do evento, John “Maddog” Hall, em sua palestra traçou uma breve linha do tempo com análises e críticas ao desenvolvimento da tecnologia desde 1969, ano de origem do Linux, até a atualidade; identificando desafios, competências, falhas e riscos para posteridade.