Página inicial > Santo Augusto > CAE promove prevenção e promoção da saúde bucal
Notícias Santo Augusto

CAE promove prevenção e promoção da saúde bucal

Publicado em Sexta, 26 de Outubro de 2018, 15h45 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Com o objetivo de realizar práticas educativas de prevenção e promoção da saúde bucal, a Coordenação de Assistência Estudantil – CAE, do IFFar Campus Santo Augusto, tem desenvolvido ações utilizando o escovódromo móvel, criado pelos servidores ligados ao projeto, a partir da utilização de materiais reciclados.

A escovação e orientações bucais são processos educativos importantes na orientação dos estudantes, por isso a odontóloga da instituição, Debora Cristina Speroni, realizou essa semana atividades de promoção em saúde bucal através de orientações e aplicação de flúor gel para estudantes e servidores.

IMG 2694

Segundo Débora, o esmalte dentário que recobre os dentes é um tecido composto de minerais que sofre processo de remineralizarão e desmineralização dependendo do ph da cavidade bucal. Com a redução do ph, através da ingestão de alimentos, principalmente aqueles ricos em açúcar, o esmalte desmineraliza ficando mais suscetível às bactérias que causam as lesões de cárie. Em relação a essas reações biológicas o flúor (fluoreto) possui o papel de reduzir a quantidade de minerais perdidos pelo dente através da desmineralização, pois acelera o processo de remineralização do dente de duas a quatro vezes, dependo do fluxo salivar do indivíduo. Portanto, o uso do fluoreto através das aplicações tópicas serve como método de prevenção as lesões de cárie dentária, bem como essas práticas promovem interações educativas com os estudantes sobre cuidados com a saúde bucal.