Página inicial > Santo Augusto > Projeto promove reutilização de copos e garrafas descartáveis
Notícias Santo Augusto

Projeto promove reutilização de copos e garrafas descartáveis

Publicado em Quinta, 27 de Setembro de 2018, 17h52 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os estudantes do IFFar – Campus Santo Augusto, Felipe dos Santos (Tecnologia em Alimentos) e Khetlyn Günther (Bacharelado em Administração), orientados pela professora Simone Beatris Nunes Ceretta, estão desenvolvendo um Projeto de Reutilização de Copos e Garrafas descartáveis, chamado “Era uma vez: o café que ia virar lixo”.

Felipe Simone e Khetlyn

O projeto foi lançado oficialmente na quarta-feira, dia 26 de setembro, no auditório da instituição, para os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com a presença de equipe diretiva. O objetivo é promover a educação ambiental, através da reutilização de copos descartáveis e garrafas pets, provenientes da venda de cafés e refrigerantes na cantina do IFFar - Campus Santo Augusto, reduzindo assim, os impactos ambientais referentes ao descarte e a geração de lixo.

Os copos e as garrafas podem ser deixados em dois pontos de coleta, localizados no corredor central do prédio F e na cantina ao lado da lixeira. Os materiais coletados serão destinados para reutilização, podendo servir como vasinhos para plantas, cofrinhos para crianças, porta açúcar, porta café em pó, entre outras utilidades.

O grupo explica que o projeto surgiu a partir de uma iniciativa do estudante Felipe, que plantou flores em dois copinhos e postou no Facebook. A estudante Khetlyn e a professora Simone adoraram a ideia e resolveram então, junto com Felipe, desenvolver o projeto. “Achamos a ideia bacana e fomos investigar a quantia de copos que diariamente eram colocados na lixeira. Pensamos por que não dar outra finalidade e, ao mesmo tempo, fazer os alunos se conscientizarem que são pequenas ações diárias de cada um que podem fazer a diferença. Uma simples ação, mas é justamente dessa forma, que a cultura ambiental começa a tomar forma”.