Página inicial > Santo Augusto > Licenciandos em Computação desenvolvem atividade de pesquisa com estudantes do PROEJA
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 25 de Setembro de 2018, 18h02 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

No dia 21 de setembro, um grupo de alunos da Licenciatura em Computação do IFFar-Campus Santo Augusto, por meio da Prática enquanto Componente Curricular IV, coordenada pelo professor Adão Caron Cambraia, desenvolveu uma atividade de pesquisa sobre o ensino da computação, com os estudantes do 3º ano do curso técnico em Agroindústria integrado ao ensino médio na modalidade PROEJA.

A atividade consistiu em um teste lógico inicial, com marcação de tempo de execução. Os licenciandos marcaram o tempo que cada aluno levou para terminar o jogo lógico. O tempo foi marcado antes e depois das atividades, buscando entender como atividades desplugadas contribuem ou não para o desenvolvimento do pensamento computacional e raciocínio lógico dos alunos.

Posteriormente, se desenvolveu diversas atividades de computação desplugada com o intuito de desenvolver o raciocínio lógico. As atividades foram criadas por meio da referência do livro Computer Science Unplugged: ensinando ciência da computação sem computadores dos autores: Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows. O resultado da atividade desenvolvida será apresentado na Mostra Técnica do Campus, que acontecerá em novembro.

Segundo o professor Adão, todos os alunos do PROEJA que participaram das atividades melhoraram o tempo de execução do jogo lógico significativamente, trazendo indícios de que as atividades contribuem para o desenvolvimento do pensamento computacional e do raciocínio lógico dos alunos. “Para o futuro, a proposta é desenvolver essas atividades de pesquisa com outras turmas e entender o processo de construção do conhecimento da computação na Educação Básica”, destaca o professor.