Página inicial > Santo Augusto > Setembro Amarelo
Notícias Santo Augusto

Setembro Amarelo

Publicado em Sexta, 14 de Setembro de 2018, 17h50 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A Coordenação de Assistência Estudantil – CAE do IFFar – Campus Santo Augusto está desenvolvendo durante esse mês, ações alusivas ao “Setembro Amarelo”, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que ocorre mundialmente, desde 2015. A campanha teve o lançamento oficial no IFFar na tarde de ontem com a palestra transmitida pela webtv, “A saúde mental dos estudantes: o que eu tenho com isso?”.

41487158 1066494183524598 5947239870446436352 o

A instituição foi decorada em amarelo para marcar início das atividades referentes ao Setembro Amarelo. Foi enviada aos servidores uma carta, buscando chamar a atenção à temática e incentivar a participação e contribuição de todos na prevenção ao suicídio. Um banner foi produzido com informações rotativas sobre mitos e verdades quanto ao suicídio, e exposto no corredor.

A equipe da Assistência Estudantil também realizou, no dia 10 de setembro, dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, conversa com os líderes das turmas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, falando sobre a importância da campanha do Setembro Amarelo, sobre a necessidade de ficarem atentos a essa questão em sala de aula, e, incentivando a divulgação de informações nas redes sociais. Nesse dia também foram entregues folders informativos aos alunos.

Também foi criada a “Caixinha do Desabafo”, disponibilizada junto ao banner, com o objetivo de oferecer mais um espaço para que os alunos possam estar falando de seus sentimentos. A caixa será aberta somente ao final do mês, pela psicóloga do campus, e seu conteúdo será totalmente sigiloso.

Essas ações tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção ao suicídio, e, principalmente, no sentido de que os alunos em situação de risco procurem ajuda, falem com alguém sobre seu sofrimento. Considerando que nem sempre essa ajuda é procurada, em um primeiro momento, com algum profissional da área da saúde, mas, que, às vezes, acontece de início com os professores, técnico-administrativos em educação ou amigos com quem mais se identificam. A prevenção ao suicídio não acontece de forma isolada, mas com a cooperação e participação de todos!