Página inicial > Santo Ângelo > IFFAR SAN foi selecionado no Programa IF Mais Empreendedor Nacional 2023 com o Projeto IF MAIS EMPREENDEDOR NA CULTURA
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Terça, 13 de Junho de 2023, 11h58 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

O Projeto IF MAIS Cultura: empreendedorismo e desenvolvimento econômico e social, coordenado pela docente Nelci Andreatta Kunzler, que conta com uma equipe de 5 estudantes bolsistas, foi selecionado no Programa IF Mais Empreendedor Nacional. Este programa é voltado à execução de projetos de extensão tecnológica de ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação a Micro, Pequenos Empreendedores (MPEs), Empreendedores Individuais desde que possuam cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ ativo) e particularmente por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da COVID-19 com o intuito de promover, nas instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a realização de projetos e ações de extensionismo tecnológico em interação com o setor produtivo, em articulação junto aos Arranjos Produtivos Locais (APL’s).

O Projeto IF MAIS EMPREENDEDOR NA CULTURA, do IFFAR - Campus Santo Ângelo, possui a finalidade de assessorar instituições privadas e microempreendedores individuais (artistas e agentes produtores de bens culturais) que tenham como atividade principal o desenvolvimento de ações em torno da arte e da cultura, um dos setores fortemente prejudicado durante a pandemia de Covid 19, no sentido de auxiliá-los a acessar os recursos financeiros disponíveis nas instâncias de fomento à cultura, sejam elas municipais, estaduais ou federais, como a LIC( Lei de Incentivo à Cultura) e editais do Fundo de Apoio à Cultura, assim como editais que serão lançados via Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2, por exemplo, duas leis aprovadas recentemente, como apoio emergencial ao setor da cultura. Ao final do Projeto, a meta é de que as instituições/MEIs tenham seus cadastros aprovados nas plataformas que estes editais estão submetidos e que tenham concorrido a eles, com possibilidade de ter seus projetos aprovados e/ou contemplados, a fim de subsidiar suas ações culturais em 2023 e 2024. A atuação dos estudantes bolsistas nesse Projeto, visa promover o desenvolvimento de novas habilidades e competências nos estudantes da Rede Federal por meio do seu envolvimento em atividades de empreendedorismo e extensionismo tecnológico.

O projeto iniciou em maio de 2023 e está atendendo 6 empreendimentos culturais regionais. Acompanhe as ações Projeto IF Mais Empreendedor na Cultura através do Instagram do Projeto: www.instagram.com/ifmaisempreendcult

Autor: Nelcí Andreatta Kunzler