Página inicial > Santo Ângelo > IFFAR Organizou seu I Dia de Campo Sobre Forrageiras e Culturas de Inverno
Notícias Santo Ângelo

IFFAR Organizou seu I Dia de Campo Sobre Forrageiras e Culturas de Inverno

Publicado em Quinta, 29 de Setembro de 2016, 14h32 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha – Campus de Santo Ângelo realizou dia 14 de setembro o 1º Dia de Campo Sobre Forrageiras e Culturas de Inverno, oportunidade onde socializou-se pesquisas que os alunos do curso Técnico Integrado em Agricultura vêm desenvolvendo. O objetivo do evento é contribuir para prática educativa e participativa dos alunos, pais e comunidade geral.

O dia de campo contou com a colaboração de empresas locais que contribuíram com insumos, implementos agrícolas e assistência técnica.  Organizou-se 6 estações de visitação: que destacaram a importância de um manejo adequado do solo e das pastagens,  a implantação de rotação de culturas e palhada no solo (Desenvolvido pela ASCAR/EMATER), apresentação de dados sobre utilizando de  biofertilizante e urina de vaca em forragerias como forma de potencializar a produção de massa verde e seca em azevem HQ e Potro, aveia Branca e Preta, centeio, trigo tarumã e alguns consórcios com ervilhaca (Parceria com AGRÍCOLA FELDEN, SEMENTES LOPES E CURSO DE AGRONOMIA DA URI), aplicação de diferentes doses de ureia e manejo de doenças com fungicida e diferentes indutores de resistência no trigo (PARCERIA AGROFEL E AGROFUTURA), e aplicação de diferentes doses de ureia e enxofre na canola (PARCERIA AGROFUTURA, AGROFEL  E AGRÍCOLA FELDEN), também foi parte atuante deste evento a empresa REDEMAQ.

O evento contou com a participação dos alunos do IFFAr, da URI, agricultores e pais de alunos, IBGE, SEMAGRI, EMBRAPA,  IFFAr-Alegrete, Câmara de Vereadores e comunidade Santo Angelense. Como avaliação ao final do evento, se destacou a importância da pesquisa local, da parceria de entidades e da participação dos alunos como protagonistas.

Como encaminhamentos futuros será trabalhado uma proposta de um dia de campo com forrageiras de verão, milho crioulo e híbridos. O Instituto Federal farroupilha, se coloca a disposição para iniciativas de parcerias (Ivan Jacson Preuss – Técnico em Agropecuária/IFFAr).