Página inicial > Santo Ângelo > Estudantes do IFFar Campus Santo Ângelo produzem vídeo alusivo à Semana do Imigrante
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Sexta, 26 de Junho de 2020, 00h13 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

As migrações internacionais para o Brasil apresentam contornos muito diferenciados em relação ao século passado, com migrantes vindo predominantemente de países latino-americanos.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo produziu um material audiovisual para dar visibilidade a estas pessoas que estão circulando pela nossa cidade, a fim de promover a cultura do acolhimento e da inclusão social. Para além das contribuições ao setor econômico, com a mão-de-obra, especialmente na indústria, busca-se dar visibilidade também às possibilidades de contribuição com sua cultura e seu conhecimento acadêmico.

A proposta do NEABI é discutir questões ligadas ao preconceito contra população negra e indígena, objetivando promover a cultura do respeito e do acolhimento nos espaços institucionais e, em consequência, em todo o entorno social.  Estamos na Semana Nacional do Imigrante e nós, como membros do NEABI, propomos a reflexão sobre essa temática, no momento em que passamos por esta pandemia e que toda a humanidade está sendo afetada, mas alguns estão sendo ainda mais afetados.

O RS se insere definitivamente na agenda global das migrações internacionais por isso, é preciso nos voltarmos a essas pessoas. Olhar para os novos rostos que circulam pelas nossas ruas, universidades, praças, espaços laborais nos possibilitará  construir uma humanidade mais acolhedora e amorosa para todos comungando a crença de um mundo mais justo, humano e fraterno que é bonito porque é diverso e plural.

miniatura

Texto: Maria Aparecida Lucca Paranhos
Músicas: Respeite a Minha Pele – Marvyn, Linda e Preta – Nara Couto, O Meu País É a Terra: Dia Mundial do Refugiado – Rede Globo.
Edição: Naiara Stanguerlin Chemin e Gabriel Correa.