Página inicial > Panambi > Curso de Edificações realiza visita técnica
Notícias Panambi

Curso de Edificações realiza visita técnica

Publicado em Sexta, 20 de Mai de 2016, 09h14 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

No último sábado, dia 14/05, alunos do curso Técnico em Edificações realizaram uma visita técnica orientada com a participação da arquiteta e urbanista Juliana Knorr, responsável técnica pelo projeto e execução do restauro da edificação em enxaimel do Moinho Velho em Panambi. Os alunos participantes são das turmas de Proeja e Subsequente do Curso Técnico em Edificações que estão cursando a Disciplina de Patologias das Construções, ministrada pela professora Josiane Pilla Hinning, que também é coordenadora do Curso Técnico em Edificações.

A técnica construtiva do enxaimel ainda é visível em várias edificações em Panambi, trata-se de uma técnica europeia de construção, trazida pelos imigrantes. As construções enxaimel têm a característica do encaixe em madeiras, caibros horizontais, verticais e inclinados e as alvenarias podem ser encontradas em tijolos a vista, taipa ou tijolos rebocados. A preservação de remanescentes desta técnica é de fundamental importância para a cultura local e regional. O patrimônio material e imaterial presente nestes exemplares é significativo e retrata uma época, memórias e identidades, importantes legados do período do início do povoamento.

Na oportunidade da visita a arquiteta apresentou os condicionantes de projeto, as técnicas utilizadas e também o panorama anterior do estado de conservação anterior ao retrofit realizado. Os usos originais e atuais foram apresentados, bem como as estratégias de melhorias e de técnicas de restauros adotadas.

Através desta atividade foi possível ampliar conhecimentos teóricos e a relação do antigo e do novo, aliados em um projeto arquitetônico que interage e apresenta soluções para um novo uso em uma edificação de interesse histórico cultural do Município de Panambi.