Página inicial > Panambi > Professor do IFFar contribui para a criação da norma que inclui a Computação na Educação Básica
Notícias Panambi

Publicado em Segunda, 20 de Mai de 2024, 09h25 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O professor Dr. Christian Brackmann, docente e pesquisador da área da Computação no IFFar - Campus Panambi, tem dedicado mais de uma década ao desenvolvimento e implementação de projetos voltados para a inclusão da computação no currículo escolar.

Em 2022, ele foi um dos proponentes da Norma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tornou obrigatório o ensino de Computação na Educação Básica em todas as escolas do país. Essa medida, em vigor desde 2023, representa o reconhecimento da importância da alfabetização digital desde os primeiros anos de escolaridade, transformando a computação em um direito universal, conforme destacado pelo professor Christian.

A norma tem como objetivo fornecer diretrizes e orientações para auxiliar redes de ensino e escolas na inclusão dos temas de tecnologia e computação em suas propostas curriculares. Além de potencializar o uso da tecnologia na aprendizagem, busca-se promover uma abordagem onde os alunos não sejam apenas usuários, mas também criadores ativos, incentivando o desenvolvimento de habilidades de programação e inovação tecnológica.

A norma pode ser acessada digitalmente no site www.computacional.com.br/educacao-basica, onde estão disponíveis tabelas contendo as competências, habilidades e sugestões para a inclusão da computação em atividades destinadas às turmas desde os anos iniciais da Educação Infantil até o término do Ensino Médio.

Além disso, o site oferece o curso "Pensamento Computacional para Professores e Estudantes da Educação Básica", que pode ser realizado de forma gratuita, proporcionando uma oportunidade valiosa de capacitação nessa área tão essencial para a educação contemporânea.