Página inicial > Panambi > Nota sobre o movimento grevista no IFFar - Campus Panambi
Notícias Panambi

Nota sobre o movimento grevista no IFFar - Campus Panambi

Publicado em Sexta, 12 de Abril de 2024, 09h20 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

A partir de segunda-feira, 15/04, parte dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE) do IFFar - Campus Panambi, entrará em greve por tempo indeterminado.

Setores essenciais para a instituição continuam funcionando com, no mínimo, 30% de sua capacidade de atendimento. De acordo com o Memorando Circular Nº 17/2024 - Chefia de Gabinete da Reitora do IFFar, os serviços administrativos essenciais são: Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), Setor de Saúde, Coordenação de Tecnologia de Informação (CTI) e Coordenação de Orçamento e Finanças (COF).

A Direção Geral do IFFar - Campus Panambi respeita e reconhece a legitimidade do movimento grevista, pois as reivindicações são coletivas. O movimento se constitui de pautas específicas, incluindo reestruturação das carreiras, recomposição salarial, revogação de normas prejudiciais à educação federal, recomposição do orçamento das instituições da educação para atender o compromisso da oferta de educação profissional qualificada.

As aulas no IFFar – Campus Panambi continuam o Calendário Acadêmico 2024, sem alterações.

Confira o funcionamento de cada setor:

Gabinete – atendimento normal.

Ascom – atendimento normal.

Infraestrutura – atendimento normal.

Contabilidade – atendimento normal.

CRA – fechado.

CTI – atendimento parcial.

Segunda, quarta e sexta-feira – manhã e tarde.

Terça e quinta-feira – tarde e noite.

Biblioteca – fechada.

Estudantes e servidores podem usar a biblioteca virtual: http://biblioteca.iffarroupilha.edu.br/pergamum/biblioteca/index.php

CAE – atendimento parcial, todas as manhãs, juntamente com o Coordenador de Assistência Estudantil.

Setor de Saúde – atendimento parcial, de segunda a quinta-feira, das 13h30min às 18h30min. Favor orientar os estudantes a entregarem os atestados nestes dias e horários.

SAP – atendimento parcial, de segunda a quarta-feira, tarde e noite.

Setor de Estágios – fechado.

CGP – somente folha de pagamento.

Protocolo – fechado.

Laboratoristas – em greve.

COF – em greve, porém atuando nos empenhos/pagamentos.

Licitações – funcionamento parcial.

CAP – fechado.

Panorama da greve em todo o Instituto Federal Farroupilha

Adesão à greve dos servidores – docentes e técnico-administrativos em educação do IFFar – nos campi e na reitoria. Situação de 12/04/2024:

• Alegrete: Adesão à greve por tempo indeterminado a partir de 17/04, após assembleia realizada no dia 04/04;
  • São Borja: Adesão à greve. Calendário acadêmico 2024 suspenso conforme Resolução Ad Referendum Consup IFFar nº 05/2024;
  • Uruguaiana: Adesão à greve. Calendário acadêmico 2024 suspenso conforme Resolução Ad Referendum Consup IFFar nº 05/2024;
  • Jaguari: Até o momento, não há formalização de participação na greve; Manutenção integral do calendário acadêmico 2024 na unidade;
  • São Vicente do Sul: Servidores em greve desde 03/04, mas sem alteração do calendário acadêmico 2024 na unidade;
  • Júlio de Castilhos: Até o momento, não há formalização de participação na greve; Manutenção integral do calendário acadêmico 2024 na unidade;
  • Panambi: Adesão à greve de TAEs por tempo indeterminado a partir de 15/04, após assembleia realizada no dia 10/04. Manutenção integral do calendário acadêmico 2024 na unidade;
  • Santa Rosa: Adesão à greve. Calendário acadêmico 2024 suspenso conforme Resolução Ad Referendum Consup IFFar nº 05/2024;
  • Santo Augusto: Adesão à greve. Calendário acadêmico 2024 suspenso conforme Resolução Ad Referendum Consup IFFar nº 05/2024;
  • Frederico Westphalen: Adesão à greve. Calendário acadêmico 2024 suspenso conforme Resolução Ad Referendum Consup IFFar nº 05/2024;
  • Santo Ângelo: Até o momento não há formalização de participação na greve; Manutenção integral do calendário acadêmico 2024 na unidade;
  • Reitoria: Servidores em greve desde 03/04, com manutenção de serviços essenciais.

Ressalta-se que a greve foi aprovada pelos sindicatos dos trabalhadores da educação federal a partir de 03/04, e as mobilizações ocorrem a partir das assembleias locais. Além disso, os sindicatos solicitaram formalização de mesa de negociação com o governo federal.

Nesse contexto, o IFFar valida o respeito ao direito de expressão e de defesa das pautas das categorias e reitera o compromisso com um ambiente de trabalho justo e ético. Ademais, o diálogo respeitoso da gestão com os comandos de greve está estabelecido para garantir o cumprimento das responsabilidades, dos valores, da visão e da missão institucionais.