Página inicial > Panambi > Coisas que você possivelmente não sabe sobre a dengue
Notícias Panambi

Coisas que você possivelmente não sabe sobre a dengue

Publicado em Quinta, 11 de Abril de 2024, 11h05 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Em meados do mês de março, o professor Dr. Gerson Azulim Muller, docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Coordenador da Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação do IFFar - Campus Panambi, compartilhou seus conhecimentos sobre o mosquito da dengue e a transmissão da doença com a comunidade acadêmica da instituição.

As atividades foram realizadas em diferentes datas, de modo a contemplar todos os servidores e estudantes da instituição.

Abaixo compartilhamos algumas "Coisas que possivelmente você não sabe sobre a dengue", de acordo com o professor Gerson.

• fêmea tem o hábito de picar mais ao final do dia.
  • é importante eliminar os criadouros logo após as chuvas (esvaziar baldes, potes, bebedouros de animais, lonas ou qualquer superfície que acumule água).
  • 75% dos criadouros de mosquitos estão nas residências, então é fundamental limpar as “paredes” dos recipientes que acumulam água (com escova ou esponja). Não basta retirar a água.
  • A circulação de mais de um tipo de dengue pode gerar casos mais graves da doença. Fique atento aos sintomas.

O que funciona contra a dengue? 1) Eliminar criadouros; 2) Usar repelente com icaridina (20%) ou com DEET em sua composição, lembrando que crianças não devem usar repelente com DEET maior que 10%; 3) Medidas de proteção individual e vacina.

O que não funciona contra a dengue? 1) Plantas ornamentais com cheiro forte (que teoricamente os mosquitos “não gostam”); 2) receitas caseiras, como chá da casca de mamão, etc.; 3) Ivermectina.

Projeta-se e cuide de todos ao seu redor. A eliminação do mosquito da dengue depende de atitudes de todos nós!

Se você deseja aprender como se proteger melhor contra a dengue, acompanhe a entrevista que o professor Gerson concedeu para a Rádio Sulbrasileira, a partir dos 36min da transmissão : https://www.facebook.com/radiosulbrasileira/videos/1611650202999258