Página inicial > Panambi > Práticas Inclusivas para o Sujeito com Deficiência Visual
Notícias Panambi

Práticas Inclusivas para o Sujeito com Deficiência Visual

Publicado em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 09h21 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Durante o 2º semestre de 2023 foi ofertado a estudantes e servidores do IFFar – Campus Panambi um projeto de ensino sobre Conhecimentos e Práticas Inclusivas para o Sujeito com Deficiência Visual.

A formação foi ministrada pelo estudante Juliano Severo, aluno do 6º semestre do curso de Ciências Biológicas do Campus, e coordenado por Daniela Medeiros, educadora especial.

Os encontros abordaram práticas sobre orientação e mobilidade, atividades de vida diária e tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual. Ao se colocarem no lugar do outro, os participantes perceberam as dificuldades de um sujeito com deficiência visual, podendo estar mais atentos às necessidades dessas pessoas.

Para o aluno Leonardo Bronzatti Claudy, do 3º ano do TMSI, “essa foi uma experiência única e divertida, necessitando de muita concentração para realizar as atividades propostas. Aprendi muito como funciona a rotina de uma pessoa com deficiência visual e suas dificuldades e também senti bastante dificuldade em utilizar os computadores do laboratório e os aplicativos que auxiliam na audição enquanto escrevia e navegava pela interne”.

Que possamos, a cada movimento, estar mais atentos e empáticos com as necessidades e especificidades do outro, entendendo que a inclusão se faz também com pequenas práticas cotidianas.

#Pratodosverem Sequência de quatro fotos, nas quais temos: 1) três participantes do curso em pé, com os olhos vendados, manuseando uma chaleira diante de um fogão industrial; 2) duas pessoas vendadas, sentadas diante de um computador; 3) participantes do curso sentados, em uma sala de aula, atentos à explanação de Juliano; 4) dez participantes do curso estão reunidos e sorriem na direção da câmera fotográfica.