Página inicial > Panambi > Servidores do Campus Panambi prestigiam Seminário do Programa + Saúde Mental
Notícias Panambi

Servidores do Campus Panambi prestigiam Seminário do Programa + Saúde Mental

Publicado em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 11h02 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na terça-feira, 24/10, ocorreu o Seminário do Programa + Saúde Mental, nas dependências da Afucopal. O evento objetivou ampliar o debate sobre a temática da Saúde Mental, contribuindo para o fortalecimento da rede de saúde, bem-estar e a prevenção de transtornos mentais e comportamentais junto à população.

Na abertura, Jorge Alberto Lago Fonseca, Diretor-Geral do IFFar – Campus Panambi, reforçou o compromisso da instituição com a formação integral dos alunos, a qual perpassa a sensibilização e discussão sobre a saúde mental. Pontuou que muitas vezes é na escola que se percebem os primeiros sinais de adoecimento psíquico, enfatizando que não se trata de preguiça, falta de ânimo ou "mimimi", e sim de mais um tipo de problema de saúde ao qual devemos estar bastante atentos. Por fim, ressaltou que a forma como nos relacionamos com colegas e alunos muitas vezes pode salvar uma vida. Sejamos gentis e empáticos.

Além do Diretor-Geral, estiveram no evento as psicólogas do Campus, Solange Koehler e Raquel Wallau, a assistente social Mara Rúbia Correa e a psicopedagoga Silvani Wendland. Na percepção de Solange, que atua como representante do IFFar no Programa + Saúde Mental, “o público presente demonstrou estar sensibilizado para a necessidade de mudanças de atitudes frente às equipes que gerenciam no que tange ao tema da saúde mental”. A partir de agora fica a expectativa da criação de uma lei que disponha sobre a política de saúde mental do município.

O Programa + Saúde Mental é composto por profissionais de áreas multidisciplinares das empresas Avipan, Kepler Weber, Bruning Tecnometal, Tromink, Fockink, Cotripal e Saur; Prefeitura Municipal (representadas pelas secretarias da Saúde, da Educação e da Assistência Social); Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi e SESI/RS.