Página inicial > Panambi > Campus Panambi recebe sete prêmios na XIV MEPT
Notícias Panambi

Campus Panambi recebe sete prêmios na XIV MEPT

Publicado em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 11h51 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

A XIV Mostra de Educação Profissional e Tecnológica do IFFar (MEPT) ocorreu na última sexta-feira (20), no Campus Alegrete. A MEPT é o maior evento científico realizado no IFFar, por contar com representação de todas as unidades da instituição. Realizada anualmente, premia trabalhos destaques apresentados na mostra de banners, nas categorias ensino, pesquisa e extensão, e vencedores dos eventos paralelos (Mostra de Inovação, Bye Bye Boss, BugCup e Mostra de Foguetes).

Nessa XIV edição, o Campus Panambi foi representado por 31 participantes, os quais apresentaram 16 trabalhos orais, levaram um projeto para a Mostra de Inovação e duas equipes para o Bye Bye Boss - Desafio de Empreendedorismo do IFFar.

No evento, ainda ocorreu o encontro de líderes estudantis, cujas estudantes Ana Paula de Freitas Kepler e Kauane Bottega Oliveski participaram pelo Diretório Acadêmico e Gabrielle Sally Rambo e Giovana Zanuzo Marcon representaram o Grêmio Estudantil.

Com inovação, interdisciplinaridade e cientificidade, acadêmicos de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação apresentaram trabalhos que articularam ciência e tecnologia com o desenvolvimento sustentável, aproximando a produção do IFFar das demandas sociais locais e regionais.

Premiação dos Melhores Trabalhos

Em 2023, sete trabalhos trouxeram reconhecimentos para o Campus Panambi. Para Rudião Rafael Wisniewiski, Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção, “o resultado é fruto de um trabalho conjunto entre gestão e servidores envolvidos com os projetos de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação, inovação e empreendedorismo, que diariamente se dedicam para fortalecer a educação de qualidade ofertada no IFFar - Campus Panambi".

Projetos de Ensino

3º lugar: Literaturas pelo Mundo – Isabel Blauth. Coordenadoras: Miquela Piaia, Laura Spanivello e Carla Schoninger.

Projetos de Extensão

1º lugar: Programa Academia e Futebol: Núcleo Panambi - Pedro Henrique de Pelegrin Martins. Coordenadora: Maria Elisa Santos

5º lugar: Fábrica de Histórias: um mergulho no mundo mágico da literatura bilíngue - Júlia Meireles Noll. Coordenadora: Miquela Piaia.

5º lugar: Conhecer, compreender e se encantar: Ciranda Intergeracional - Camilly Zanetti Mantovani. Coordenadores: Camila Ribeiro Cabral, Maria Elisa Santos e Rudião Wisniewski.

Mostra de Inovação

2º lugar: Automação nos processos de reciclagem: sistema separador de resíduos - Julio Cesar Nascimento. Coordenador: Gustavo Assmann

Bye Bye Boss

2º Lugar: GRBM² Wine Gum – Martina Seerig de Araújo e Mylena Zanuzo da Silva. Coordenadores: Maiara Tolfo e Tális Piovesan.

Seminário de Pós-Graduação

Menção Honrosa: Diversidade de pequenos mamíferos não-voadores em florestas naturais e plantadas - Gabriela Lima Ribeiro. Coordenadora: Caroline Leuchtemberg

A seguir estão relacionados os trabalhos selecionados para Apresentação Oral, os quais igualmente muito nos orgulham.

Projetos de Ensino

- Desenvolvimento de Atividades Científicas e Técnicas em Laboratórios de Automação e IF Maker: Prática na Bancada de Sensores Industriais. - Artur Henrique Winkelmann de Souza. Coordenador: Ivan Paulo Canal

- QR Move: aplicativo de acessibilidade nas dependências do campus para deficientes visuais – Gustavo Croda e Luã Boldt. Coordenador: Ederson Bastiani

- Aprimorando competências em inglês através da monitoria -Tainá Barboza Breitenbach. Coordenadora: Miquela Piaia

Projetos de Extensão

- Erste Wörter: Alemão para crianças da comunidade - Jean Lucas Dill. Coordenadora: Carla Schoninger

- Alternativas pedagógicas para fomentar o conhecimento da fauna noroeste do Rio Grande do Sul com viés na conscientização e preservação das espécies - Taniéli Bornholdt e Juliano Severo. Coordenadora: Fabiana Beck Pires

Projetos de Pesquisa

- Levantamento preliminar de mosquitos (Diptera: Culicidae) da Floresta Nacional de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil - Ohana Taíse dos Santos. Coordenador: Gerson Müller

- De um simples ingrediente culinário a uma alternativa de controle do Aedes aegypti: o poder do gengibre - Julia Eduarda Härter. Coordenador: Gerson Müller

- Käsekuchen de Panambi: caracterização microbiológica do bolo - Diego Gabriel Weschenfelder de Oliveira. Coordenadora: Larissa de Lima Alves

- Composição de macronutrientes de bolos Käsekuchen de Panambi, RS - Eduarda Vitória Trindade. Coordenadora: Larissa de Lima Alves

- Toxicidade dos dispositivos eletrônicos para fumar - Gabriela Santos Barcellos e Gabriel Gottlieb Zimmermann Reiner. Coordenadora: Aline Machado Zancanaro

Seminário de Pós-Graduação

- Distribuição do cervídeo exótico Axis axis (Erxleben, 1777) na América do Sul e o seu potencial efeito para a conservação dos cervídeos nativos do Brasil. Coordenadora: Caroline Leuchtemberg.

ByeByeBoss

- Petfamily - Alessandra da Rosa Vergutz, Peterson Cristiano Hermes Dickel e Natanael Pacheco Camillo. Coordenadores: Maiara Tolfo e Tális Piovesan.