Página inicial > Panambi > I Competição de Robótica Educacional no Festival de Boas Práticas na Educação de Panambi
Notícias Panambi

Publicado em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 13h22 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

No sábado, 07/10, o Salão Farroupilha, lotado junto ao Ginásio Municipal de Panambi, foi palco da I Competição de Robótica Educacional do município. Participaram do evento duplas de estudantes de nove escolas de Ensino Fundamental, que tiveram como tarefa principal a construção e programação de um carrinho guiado por controle remoto utilizando o kit de robótica Gogo Board. As duplas competiram entre si com o objetivo de guiar o carrinho para estourar balões dispostos em uma pista. A dupla que obteve a maior pontuação na fase preliminar e venceu a fase eliminatória se consagrou campeã. Os representantes da EMEF Conrado Doeth obtiveram o 1º lugar e os estudantes da EMEF Bom Pastor ficaram com o 2º lugar.

A competição foi gerada a partir de uma parceria desenvolvida entre o IFFar Campus Panambi e a SMEC, iniciada no ano de 2020 com a elaboração de uma apostila sobre o kit Gogo Board e com a capacitação dos professores do município no ano de 2022. Em 2023 os professores do IFFar, Gláucio Libardoni, Julian Giacomini, Marcelo Bataglin, além do coordenador do IF Maker, Maiquel Braun, ampliaram o projeto desenvolvendo “Atividades extensionistas de robótica educacional voltadas à rede municipal de Panambi”, as quais culminaram com a realização da competição.

De acordo com o professor Gláucio, o evento foi caracterizado por ser “um momento de diversão entre professores, alunos, técnicos de informática e a comunidade de Panambi. Para alcançarmos esse objetivo, destacamos a parceria IFFAR e SMEC na capacitação dos orientadores, aquisição e confecção de materiais para uso no contexto da robótica educacional livre. Nesse sentido, foi de fundamental importância o laboratório IF MAKER na impressão de peças para instalação nos carrinhos, confecção da arena de competição e elaboração de medalhas para o público participante”.

Parabenizamos a todos os participantes, ressaltando o êxito da competição e a relevância da robótica educacional como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e práticas, preparando os alunos para um futuro tecnológico e ajudando-os a se tornarem aprendizes ao longo da vida.

Fotos: Comunicação da SMEC