Página inicial > Panambi > Arte e cultura de matriz africana no IFFar!
Notícias Panambi

Arte e cultura de matriz africana no IFFar!

Publicado em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 08h22 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Iniciamos o mês de novembro com a realização de um Sarau Artístico e Literário alusivo ao Mês da Consciência Negra no Campus Panambi.

Apresentações literárias, ilustrações, dança, música e capoeira foram as diferentes manifestações expressadas na manhã de hoje, 03/11, e que representam a sobrevivência de tradições e evidenciam as contribuições da matriz africana na construção da sociedade brasileira.

Novembro é tido como um mês no qual se ampliam as reflexões sobre a influência da cultura afro-brasileira em diversos campos da nossa identidade, entre eles a música, a literatura, a culinária e as expressões corporais.

O dia 20 deste mês é considerado o Dia da Consciência Negra, definido em virtude da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo de luta e resistência dos negros escravizados no Brasil. A morte de Zumbi é um triste capítulo da história dos negros e que deixou consequências muito bem consolidadas: o racismo estrutural que se faz presente em muitas práticas atualmente.

Com isso, o Sarau teve o propósito de convidar a refletir sobre a participação fundamental do negro na construção da sociedade e da cultura brasileira e de mostrar a potência de um povo que compõe a maioria de nossa população. É sobre conhecer, reconhecer, dar voz, espaço, oportunidades. Sobre evidenciar a pluralidade de um povo marcado pela luta e resistência diária.

A realização da atividade ficou sob responsabilidade de representantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e do Núcleo de Arte e Cultura (NAC). Seus integrantes desejam que os pequenos saberes partilhados no Sarau possam reverberar nos aprendizados adquiridos pelos participantes do evento.

Agradecemos a todos servidores, estudantes e colaboradores externos que que apresentaram obras artísticas, às representantes da Escola Waldenor Winkler que vieram prestigiar a atividade e também ao Mestre Tiago Fernando Vargas Muller, coordenador do projeto “Capoeira na Escola”, realizado no município de Condor, e que trouxe um grupo de estudantes para abrilhantar nosso Sarau.