Página inicial > Panambi > Recuperação de Área de Preservação Permanente no Campus
Notícias Panambi

Recuperação de Área de Preservação Permanente no Campus

Publicado em Quinta, 07 de Julho de 2022, 09h58 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

A sede do Campus Panambi conta com diversas Áreas de Preservação Permanente (APPs), em especial áreas localizadas junto a cursos d'água e nascentes. Algumas dessas áreas necessitam ser recuperadas para que de fato atendam sua função ambiental e a legislação vigente.

Desde o final do ano de 2021 o Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA) vem trabalhando no sentido de identificar, demarcar e recuperar as APPs.

Como o objetivo de envolver os estudantes nesse processo foi proposta a Prática Profissional Integrada (PPI), junto ao curso técnico em Controle Ambiental, turma 11. A ação proposta trouxe como primeiros resultados o diagnóstico ambiental e a realização de atividades de recuperação de uma das nascentes existentes no Campus. Dentre as atividades realizadas no mês de junho, destacam-se o recolhimento do resíduo sólido depositado de forma irregular no local, o plantio de 200 mudas de árvores nativas (de nove espécies) no entorno da nascente e a delimitação da área com o objetivo de acelerar o processo de recomposição da vegetação nativa.

As mudas de árvores nativas foram doadas pelo viveiro municipal, mantido pelo poder público municipal de Panambi.

Ainda, a fim de recuperar a área, no segundo semestre, será realizado o controle de espécies arbóreas invasoras, controle de erosão do solo e identificação da área.

Pequenas ações no cotidiano mudam o mundo.

Faça sua parte!

Assunto(s): ,,