Página inicial > Panambi > Projeto de Ensino English Conversation Club
Notícias Panambi

Projeto de Ensino English Conversation Club

Publicado em Terça, 21 de Junho de 2022, 10h52 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O projeto de ensino English Conversation Club do Instituto Federal Farroupilha campus Panambi, visa ofertar para os estudantes do ensino médio integrado e também dos cursos superiores, oficinas de conversação em língua inglesa, com encontros semanais, nas quais são discutidas temáticas diversas, em um ambiente de acentuada prática de oralidade no idioma alvo. Podem participar das oficinas todos os alunos matriculados no IFFar campus Panambi que queiram praticar e aprimorar seus conhecimentos no idioma, e como ministrantes temos o aluno bolsista, Marco Aurélio Batista, professores de língua inglesa da instituição, colaboradores externos, professores de outras instituições de ensino, e também intercambistas. Nesse sentido, espera-se que o processo de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa seja enriquecido, potenciando a competência linguística de todos os participantes, tendo em vista a importância dessa língua estrangeira nas esferas acadêmicas e profissionais.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza que ocorra no processo ensino aprendizagem de línguas o desenvolvimento dos eixos escrita, leitura e oralidade, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural com o objetivo de legitimar o ensino de Língua Inglesa (LI) a partir da abordagem comunicativa, que desemboque na produção discursiva dos estudantes. Trabalhar gêneros orais na escola propicia o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes que envolvam a utilização dos gêneros orais formais e públicos, necessários em situações de interação social. Desse modo, vê-se a necessidade de incentivarmos a prática da oralidade no ensino aprendizado de língua inglesa, considerando que pesquisas recentes têm apontado fragilidades e deficiências no ensino deste idioma, especialmente, no que concerne à habilidade oral. Assim, consideramos que se comunicar em uma LE é uma das formas mais expressivas de demonstração do que se aprendeu, proporcionando também a interação social efetiva entre indivíduos que buscam uma comunicação coerente e efetiva.

Utilizando-se a abordagem comunicativa, estão planejadas atividades lúdicas interativas, tais como: jogos, dramatizações, diálogos, bate-papo, de maneira a incentivar a produção do conhecimento linguístico, bem como promover a interação discursiva entre os sujeitos envolvidos.

As oficinas de conversação propõem deixar os estudantes mais seguros e desenvoltos para se comunicarem em eventos reais de comunicação em LI, pois compreendem que as interações verbais praticadas ocorrem através da atuação do sujeito em suas práticas, ações de linguagem.

Julgamos que a melhor maneira de estimular a oralidade é proporcionar situações nas quais os discentes desenvolvam essa competência para propósitos específicos, contextualizados e com objetivos claros, para que os estudantes possam agir pela linguagem dentro e fora da escola.

O projeto tem como objetivos:

Promover o aperfeiçoamento da habilidade oral em língua inglesa;

Aprimorar a comunicação e expressividade dos alunos;

Tornar os diversos sistemas semióticas da oralidade familiares para os estudantes;

Debater sobre temáticas socialmente relevantes e pertinentes;

Desenvolver práticas de ensino de línguas contextualizadas e articuladas ao uso social da língua.

Para alcançarmos tais objetivos ofertamos oficinas semanais, nas segundas-feiras às 12h, para níveis iniciantes, e nas quintas-feiras, no mesmo horário, para níveis intermediários e avançados, com duração de uma hora cada. As inscrições podem ser realizadas através de formulário online (google forms) disponível no Instagram do projeto @english_club.iffar_panambi. E, os tópicos/temáticas de cada oficina são divulgados previamente através da rede social do projeto.

Assim, espera-se êxito na promoção da habilidade oral dos participantes, através de momentos de debate e diálogo, com uma participação efetiva e produtiva de todos os sujeitos envolvidos.

Em maio, um de nossos Clubs foi ministrado pela teacher Isabelle Piaia, professora e coordenadora pedagógica da escola Hey Peppers de Santo Augusto. O tópico da class foi competitions. Isa trouxe diversos games e role-plays que proporcionaram um encontro com muitos debates e interações.

No dia 14 de junho, o English Conversation Club recebeu outra convidada super especial, a intercambista estadunidense Jessica Small-Summers, que trabalha na Milan Community School Corporation, em Indiana/Estados Unidos. Jessica conversou com os alunos sobre o estado de Indiana, contou curiosidades sobre o local que vive, falou sobre a escola na qual trabalha, e sobre as diferenças culturais entre a cidade de Milan (USA) e Panambi. Nesse encontro os estudantes puderam praticar a habilidade de listening e speaking com uma falante nativa.

Assunto(s): ,