Página inicial > Panambi > Acolhida e pertencimento em encontro promovido pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE)
Notícias Panambi

Publicado em Terça, 31 de Mai de 2022, 09h29 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na noite do dia 25 de maio, o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) promoveu um encontro com familiares responsáveis pelos alunos acompanhados por meio do Atendimento Educacional Especializado. O encontro objetivou conhecer as percepções e sentimentos em relação ao processo de inclusão de seus(suas) filhos(as) no IFFar - Campus Panambi.

“Os relatos dos familiares trouxeram a possibilidade de iniciarmos uma aproximação dessas famílias para com o Campus e o NAPNE, numa perspectiva de estreitamento de lações de afeto e parceria”, pontua Raquel Wallau, presidente do Núcleo.

A dinâmica proposta pela professora de Educação Especial, Franciele Konig, a partir da contação do livro "Tudo bem ser diferente", objetivou proporcionar um espaço de escuta e expressão dos familiares, bem como a reflexão acerca das diferenças como constituintes do ser humano. Na sequência, a psicóloga Raquel conduziu a apreciação e problematização de um vídeo no qual uma pessoa com deficiência fala da importância da autoestima e do empoderamento dos deficientes em relação à sua deficiência e quais são seus direitos.

Os integrantes do NAPNE percebem que momentos como este são importantes para dar voz às mães e pais que muito tem a nos ensinar. Ainda, o professor Thiago Weingartner, coordenador da Coordenação de Ações Inclusivas (CAI), referiu-se ao momento: “o encontro fez muito sentido, eram tantos discursos educacionais que até então para mim eram apenas teorias! Tivemos uma noite de emoções fortes, dinâmicas e aprendizados (...) muitos aprendizados! Cada pai, cada mãe, cada um de nós e principalmente, cada um de nossos alunos foi uma peça importante nos sentidos e significados da realização de nossa atividade!”.

Ao final do encontro os membros do NAPNE questionaram os presentes sobre o desejo da realização de outros momentos de encontro e reflexões. Todos acenaram positivamente, o que afirma que a atividade trouxe acolhida e pertencimento.