Página inicial > Panambi > IFFAR PANAMBI EMPREENDEDOR
Notícias Panambi

IFFAR PANAMBI EMPREENDEDOR

Publicado em Terça, 18 de Janeiro de 2022, 09h57 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Durante o ano de 2021, o Campus Panambi desenvolveu o projeto de extensão “IFFar Panambi Empreendedor”, que foi submetido e contemplado em edital externo, através do Programa IF Mais Empreendedor Nacional, voltado à execução de projetos de extensão tecnológica para o atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores e Empreendedores Individuais, afetados pela pandemia do Covid-19.

Na primeira etapa, foram selecionadas 10 empresas do ramo de eventos e restaurantes/bares e similares, pois foram os segmentos mais afetados pela crise gerada em virtude das restrições geradas pela pandemia. Ainda, foi designado um coordenador local e foram selecionados 6 bolsistas para desenvolver o projeto.

Posteriormente, o IFFar foi contemplado com uma emenda parlamentar do deputado Elvino Bohn Gass, que permitiu ampliar o projeto local, podendo agregar mais 6 empresas, 4 bolsistas, material de apoio e divulgação, além de cursos em parceria com o SEBRAE.

A empresária Tania de Fátima dos Santos Petry Pletsch, proprietária da Du Valle Decorações e Eventos enfatizou a importância do projeto para seu negócio.

“O Projeto IFFar Panambi Empreendedor, coordenado por professores, técnicos e estudantes do  IFFar, para a Du Valle Decorações e Eventos, foi de muito aprendizado e  ajudou a melhorar a qualidade de meu trabalho e comprovou  a  importância de fazer planilhas de acompanhamento para  um controle eficaz dos investimentos, custos e receita, mesmo  sendo uma empresa de  Microempreendedor Individual – MEI. Com o auxílio das estudantes bolsistas, foi criada uma página na internet e nas redes sociais para expor o trabalho, além de nova logomarca do empreendimento.”

Os sócios proprietários da hamburgueria Roasted, Alex Przyczynski, Anderson Paródia e Dariane Sausen também ressaltaram como o projeto os auxiliou.

“O projeto IFFar Panambi Empreendedor foi de muita valia para a hamburgueria durante este período em que o ramo de alimentação e restaurantes conseguiu enxergar uma luz no fim do túnel com o abrandamento da pandemia do SARS–CoV2. O projeto veio em uma hora excelente e prestou uma assessoria em um período de aumento de movimento. O apoio das bolsistas envolvidas no projeto foi essencial. O check-list idealizado por elas para a Roasted serviu como uma base para observarmos os pontos que necessitam de mais atenção dentro do dia a dia da empresa.”

Outro ponto importante da assessoria dos bolsistas foi em relação ao marketing, com as dicas fornecidas por elas foi possível traçar um novo plano de marketing, com o objetivo de alavancar a marca nas redes sociais em busca de maior exposição. Dentro do projeto, os cursos realizados foram muito importantes, iniciando com o curso de Formação de Preços, Inovação e também Controles Financeiros, possibilitando observar todos os detalhes da empresa com mais minúcias, compreender que o controle dessas ferramentas possibilitará uma vida fiscal saudável para a empresa, podendo assim manter a qualidade dos produtos e atendimento.”

A docente de Administração, Simone Castro Dorneles, que atuou junto aos bolsistas e empresários, relata como foi participar dessa experiência.

“Por meio do projeto foi possível propor para cada empresa participante um plano de ação individualizado com soluções para problemas enfrentados por elas. O empreendedor normalmente quando abre a sua empresa possui apenas dois ou até mesmo nenhum funcionário, com isso acaba ele mesmo realizando todas as atividades da empresa. Diante da pandemia, mais aspectos e atividades precisaram ser analisados pelo empreendedor para a tomada de decisão no seu dia a dia”. Ressalta também a importância do projeto para os alunos participantes, os quais conseguiram colocar em prática a teoria que aprenderam em sala de aula, além de visualizarem na prática o cotidiano de um empreendedor, suas dificuldades, criatividade e resiliência mesmo diante de todas as adversidades, possibilitando despertar neles competências para também empreenderem.

A coordenadora local do projeto e Coordenadora de Extensão e Produção do Campus, Maria Elisa Ullmann dos Santos, frisou a relevância da ação que possibilitou às empresas participantes buscar apoio para reestruturar seu negócio diante de uma crise sem precedentes e que, mesmo diante das dificuldades, encontraram a oportunidade de inovar e remodelar sua empresa. Cita a excelente parceria com o SEBRAE/RS, através de recurso oriundo de emenda parlamentar, que realizou palestras, workshops e assessoria às empresas, com profissionais reconhecidos em todo o estado, os quais abordaram temáticas como Empreendedorismo, Excelência no Atendimento, Redes Sociais, Controle Financeiro e Formação do Preço de Venda. O projeto recebeu Moção de Apoio da Câmara de Vereadores de Panambi, o que, segundo Maria Elisa, reforça a importância da execução de ações que contemplem a comunidade local dos mais diversos segmentos da economia.

De acordo com o Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção, Rudião Rafael Wisniewski, foi uma grande oportunidade.

“O projeto foi mais uma oportunidade do IFFar colaborar com a comunidade, sendo esse o objetivo da extensão da instituição, que disponibiliza cursos sempre gratuitos e de qualidade para toda a região”.