Página inicial > Panambi > Atividades diferenciadas movimentam alunos do Curso Técnico em Química do IFFar
Notícias Panambi

Atividades diferenciadas movimentam alunos do Curso Técnico em Química do IFFar

Publicado em Sexta, 30 de Setembro de 2016, 17h35 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

“Com a palavra, o egresso”. Esse foi o mote para a apresentação que três alunos egressos da primeira turma do Curso Técnico em Química do IFFar – Campus Panambi realizaram para os atuais acadêmicos da instituição. Jean Carlo Bauer Vieira, aluno em bacharelado em química da UFSM, Luis Humberto Silva Malheiros, aluno de Licenciatura em Química no Campus Panambi e Karine Reinke, que cursa Química Industrial na UFSM falaram um pouco sobre os benefícios que a formação inicial no IFFar trouxe para as atividades profissionais e de estudos que atualmente desenvolvem.
Jean Carlo destacou o quanto “ter participado de uma formação com rotina intensa, nível “hard” e com média 7 o auxiliou no preparo para a graduação”. Quando o mesmo chegou na UFSM, três anos atrás, afirma que não houve um estranhamento, pois as cobranças iniciais não se diferenciavam do contexto anterior no IFFar. Já Luis Humberto falou um pouco sobre as possibilidades profissionais que o curso técnico lhe proporcionou. Atualmente ele atua nas atividades de galvanoplastia em uma empresa local, podendo aplicar os conhecimentos adquiridos durante sua formação no cotidiano laboral. Por fim, Karine comentou um pouco sobre como é trabalhar como bolsista no Centro de Pesquisa do Petróleo, na UFSM, no qual atua na área de química analítica.
Ambos destacaram a qualidade no Ensino Médio como subsídio para suas atividades atuais, com ênfase especial às Práticas Profissionais Integradas (PPIs), que consistem em atividades interdisciplinares que contemplam a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Práticas Profissionais Integradas
As PPIs de 2016 ocorreram em três datas distintas, durante o mês de setembro. Com o intuito de conectar parte dos conteúdos programáticos de disciplinas do semestre, para que o aluno perceba e investigue a relação entre estas, foram selecionados temáticas distintas para cada ano. Confira abaixo os temas e os trabalhos vencedores em cada turma.
1º ano: química do cotidiano, com temáticas presentes no dia a dia.
Trabalho vencedor: Câncer de Mama
2º ano: Química e meio ambiente
Trabalho vencedor: Reciclagem
3º ano: Química e as tecnologias
Trabalho vencedor: Hidroponia
A Coordenadora do Curso, Aline Machado, e os professores orientadores das PPIs parabenizam os alunos que se dedicaram muito durante o ano todo para obterem resultado belíssimos.