Página inicial > Panambi > Workshop sobre ariranhas qualifica o turismo sustentável no Brasil
Notícias Panambi

Workshop sobre ariranhas qualifica o turismo sustentável no Brasil

Publicado em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 21h37 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Durante o mês de agosto, Caroline Leuchtenberger, docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar – Campus Panambi, realizou o 1º Workshop online sobre Ariranhas e o Turismo Sustentável, que teve como público profissionais de turismo de observação da fauna silvestre. O evento foi transmitido no Youtube e contou com cinco encontros ao vivo e duas atividades dinâmicas gravadas. No total, 191 pessoas de todo o Brasil participaram da atividade.

O objetivo do workshop foi capacitar guias de turismo para conduzir atividades de observação de ariranhas de forma mais informativa e sustentável. “O Brasil é um importante destino para turistas que buscam a contemplação da natureza e da fauna silvestre. No entanto, nossos profissionais não estão preparados para essa demanda e o turismo, quando mal manejado, pode ameaçar a biodiversidade”, relata Caroline.

O turismo mal manejado é uma das ameaças às ariranhas, que sofrem também com a perda de ambiente natural, contaminação da água e conflito humano. A ariranha é prima da nossa lontrinha, que pode ser visualizada nas imediações do Rio Fiúza, em Panambi. No entanto, a ariranha está ameaçada de extinção. A espécie ocorre na América do Sul, e no Brasil já foi extinta em muitas regiões, incluindo o Rio Grande do Sul. Hoje ainda é possível encontrar ariranhas no Pantanal, Amazônia e na Bacia do Rio Tocantins.

O Workshop é uma das ações de pesquisa e extensão da professora Caroline, que é coordenadora global da ariranha pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e vem desenvolvendo ações para conservar a espécie, como o Projeto Ariranhas.

Projeto Ariranhas e Projeto Lontras Urbanas

Além de desenvolver conhecimento científico e a capacitação de profissionais de turismo, as ações do Projeto Ariranhas incluem atividades de educação ambiental junto a comunidades rurais no Pantanal. Em 2019, a professora Caroline, juntamente com integrantes do projeto, realizou uma palestra sobre ariranhas junto à escola Vale do Rio Negro, sediada na Fazenda de Almir Sater, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Em Panambi, Caroline vem conduzindo ações de pesquisa e educação ambiental com outras espécies de mamíferos silvestres, incluindo a lontra neotropical, através do Projeto Lontras Urbanas. Ao longo dos últimos anos, diversas ações foram realizadas em escolas do município.