Página inicial > Panambi > Projeto do Campus Panambi aborda alternativa para tratamento de efluentes
Notícias Panambi

Projeto do Campus Panambi aborda alternativa para tratamento de efluentes

Publicado em Quarta, 06 de Julho de 2016, 08h52 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Alunos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Química do campus Panambi do IF Farroupilha desenvolveram estudos relacionados ao tratamento alternativo de águas residuais durante as atividades de Prática Profissional Integrada (PPI), coordenada pelos professores Felipe Ketzer, Carla Grassmann e Graciela Rodrigues.

Um dos trabalhos desenvolvidos buscou avaliar como tratar os efluentes industriais de forma alternativa. Diante disso, os alunos Dinara Rodrigues, Eliziane Paulus, Fernanda Gonçalves e Mirian Hoffmann desenvolveram um adsorvente orgânico, ou seja, um material que possui a capacidade de aderir impurezas em sua superfície. Em contato com os efluentes, esse material é capaz de remover as substâncias que tornam impróprio o descarte direto de efluentes no meio ambiente.

O adsorvente foi produzido a partir de sementes de mamão, que passaram por um tratamento térmico (forno a 70 ºC, por 12h) e granulométrico (trituração em liquidificador). Após os tratamentos, o adsorvente sólido (Figura 1) foi utilizado no ensaio de adsorção de efluente. O resultado constatado com o experimento foi a remoção de parte da impureza desse efluente, que possibilitaria tornar a água residual própria para descarte (Figura 2).

Os resultados mostraram que grande parte da impureza foi removida, indicando a eficiência da semente de mamão como adsorvente. Além disso, a técnica apresenta-se como uma alternativa barata, de fácil implantação e com possibilidade de reutilização, pois a massa de adsorvente pode ser reaproveitada inúmeras vezes.

Estudos serão aprimorados, pois estima-se que a semente de mamão tenha capacidade de adsorver outros poluentes, como alguns metais pesados resultantes de processos metalúrgicos.