Página inicial > Panambi > IFFar realiza sensibilização sobre Setembro Amarelo
Notícias Panambi

IFFar realiza sensibilização sobre Setembro Amarelo

Publicado em Quinta, 12 de Setembro de 2019, 14h27 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na tarde da quarta-feira, 11 de setembro, servidores do Campus Panambi participaram de uma atividade formativa promovida por integrantes do Grupo de Trabalho de Valorização da Vida, que envolve representantes dos Setores de Saúde e Assistência Estudantil de todos os campi do IFFar. A ação também faz parte da formação pedagógica continuada, coordenada pelo Núcleo Pedagógico Integrado do Campus.

A formação foi ministrada pelas psicólogas Raquel Wallau e Solange Ester Koehler e teve como tema “Prevenção de suicídio na escola: de quem é a responsabilidade?”. Durante a apresentação foram abordados conceitos de prevenção, acolhimento, comportamentos potencialmente suicidas, além de ser reforçado que todos os servidores possuem responsabilidades compartilhadas pela escuta, uma vez que “a escola é um lugar de prevenção e todos são responsáveis pela acolhida, devendo estar atentos aos fatores de riscos que envolvem cada aluno/a”, afirmou Raquel.

De acordo com Cleber Rubert, Diretor de Ensino do Campus, “temos o compromisso com o envolvimento e com o sentimento de pertencimento a essa causa, pois a responsabilidade é mútua e somos responsáveis pelo bem estar de nossos/as alunos/as”. Ao final da atividade, Alessandro Callai Bazzan, Diretor Geral, agradeceu às palestrantes e destacou a relevância de abordarmos o assunto “pela gravidade implícita no tema, que muitas vezes só se manifesta quando não podemos mais auxiliar”. Ainda, Alessandro agradeceu a solidariedade e a empatia das palestrantes e dos participantes da formação, que debateram a temática com grande interesse e seriedade.

A formação sobre o tema foi uma das atividades relacionadas ao Setembro Amarelo, que ainda terá rodas de conversas com os discentes do Campus e intervenções em sala de aula para difundir a ideia de que "Falar de suicídio não é tabu".