Página inicial > Panambi > Estudo de zoonoses em praças infantis é realizado em Panambi
Notícias Panambi

Estudo de zoonoses em praças infantis é realizado em Panambi

Publicado em Sexta, 26 de Abril de 2019, 14h51 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Com o aumento de número de cães abandonados nas ruas de Panambi, há uma elevação no risco de transmissão de parasitas que infectam cães e passam para humanos. Partindo dessa problemática, uma equipe de pesquisadores do IFFar – Campus Panambi está desenvolvendo um projeto para analisar amostras de fezes caninas recolhidas em praças infantis, a fim de detectar a presença de zoonoses.

Desde agosto de 2018, os participantes realizam a coleta de amostras mensalmente, entre três e cinco praças do município. Posteriormente à coleta, as amostras são analisadas nos laboratórios do IFFar – Campus Panambi. Com os resultados da pesquisa, os acadêmicos redigirão artigos acadêmicos e possuem a intenção de que as informações possam servir como base para a tomada de decisão de órgão públicos na elaboração de projetos futuros que previnam e controlem a ocorrência de eventuais surtos de transmissão de parasitas em crianças – público frequentador das praças infantis da cidade.

O projeto “Prevalência de parasitas zoonóticos em praças infantis do município de Panambi” possui a orientação de Gerson Azulim Müller e conta com a colaboração de dois bolsistas: Brenda Zanetti e Robson Leal do Santos, acadêmicos do 7º semestre de Licenciatura em Ciências Biológicas, e Yasmin Teixeira, também aluna de Ciências Biológicas, que atua como voluntária.