Página inicial > Panambi > IFFar deposita patente de baralho que visa democratizar o Pensamento Computacional
Notícias Panambi

Publicado em Quarta, 24 de Abril de 2019, 18h43 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Partindo da premissa de que todas as pessoas podem realizar atividades que contemplem, de forma desplugada e lúdica, conceitos computacionais, o professor Christian Puhlmann Brackmann, do IFFar – Campus Panambi, criou o baralho Algocards.

O baralho é uma ferramenta que utiliza conceitos da área da Computação para criar atividades que simulam o seu funcionamento, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades da lógica computacional. O AlgoCards (nome do baralho) pode ser usado em todas as idades escolares e docentes de qualquer área do conhecimento. Como os conceitos do Pensamento Computacional são aplicados por meio de desafios, a partir do uso das cartas, a ferramenta democratiza o ensino dessas competências, uma vez que pode ser aplicado sem a necessidade do uso do computador, sem internet ou até mesmo em locais onde a energia elétrica inexiste. E para quem ainda está cético quanto à eficácia dessa técnica, Brackmann a comprovou por meio de seu estudo de doutoramento, aplicando o uso do baralho com estudantes de escolas do Brasil e da Espanha (Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica, 2017).

No começo de março de 2019, o “AlgoCards - Baralho para criação de algoritmos e desenvolvimento do Pensamento Computacional” foi depositado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e aguarda pelo processo de Transferência de tecnologia. Assim, o próprio autor e também integrantes do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NIT) estão procurando empresas parceiras que possuam interesse em fabricar e comercializar o produto.

Para entender um pouco mais sobre como funciona o AlgoCards, acesse www.computacional.com.br. Exemplos de jogos e desafios utilizando o baralho estão disponíveis para download gratuito. Dúvidas adicionais podem ser esclarecidas diretamente com o Prof. Brackmann, pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..