Página inicial > Panambi > “O estágio como formação e transformação: um novo lugar a ser elaborado”
Notícias Panambi

“O estágio como formação e transformação: um novo lugar a ser elaborado”

Publicado em Quinta, 04 de Abril de 2019, 16h46 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na noite de terça, 03/04, discentes do 1º e 3º semestre do curso técnico em Edificações, subsequente, participaram de uma atividade com a psicóloga Lidiane Azevedo Utzig. A palestra foi demandada pelo Coordenador do Curso, Denizard Carvalho, e organizada pelo Setor de Psicologia do Campus, que contatou a palestrante para que ela compartilhasse orientações de como se comportar no ambiente de estágio, seja em obras, escritórios, ambientes públicos ou privados.

Lidiane realizou uma reflexão sobre a mudança de lugar que o processo de estágio vai ocasionar nos alunos, uma vez que “o desafio do estágio possibilita a elaboração de um novo lugar simbólico, necessário ao processo de transição aluno-estagiário”. Segundo a palestrante, os sentimentos de angústia, desamparo, ansiedade e insegurança durante o período de estágio é algo inerente ao processo de autonomia dos alunos que, muito em breve, passarão a ser profissionais da área.

Ainda, a fim de auxiliar os alunos no delineamento deste novo lugar que irão ocupar, Lidiane abordou a tríade do desenvolvimento por competências, conhecida como CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude), articulando cada uma dessas competências com a prática que eles viverão no escritório e/ou nas obras. Por fim, ela partilhou a experiência de escuta que teve de mulheres trabalhadoras de uma Fábrica, ponderando sobre a questão da mulher em funções que, ainda, em sua maioria, são executadas por homens.

O reconhecimento do coleguismo, da oportunidade de troca e do crescimento no ambiente de estágio também foram ressaltados pela palestrante, encerrando a atividade com grande êxito.