Página inicial > Panambi > Inicia prazo para pedido de isenção na taxa de inscrição do Enem
Notícias Panambi

Inicia prazo para pedido de isenção na taxa de inscrição do Enem

Publicado em Segunda, 01 de Abril de 2019, 14h52 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Estudantes que atendem aos critérios para não pagar a taxa de inscrição no Enem 2019 devem fazer solicitação pela internet, entre 1º e 10 de Abril, no site www.enem.inep.gov.br/participante.

Podem solicitar a isenção da taxa os estudantes que estão no 3º ano do ensino médio em 2019, em escola da rede pública; aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio, que em valores de 2019 equivale a R$ 1.497. Os estudantes isentos no ano passado que faltaram ao exame devem apresentar justificativa da ausência e solicitar novamente a isenção, caso desejem fazer as provas este ano.

São também isentos os participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, membros de família de baixa renda com Número de Identificação Social (NIS), único e válido, renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, ou R$ 499, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos, ou R$ 2.994.

Resultado da isenção e inscrição no Enem 2019

No dia 17 de abril, o Inep divulgará a lista daquelas pessoas que conseguiram a isenção da taxa de inscrição. Todos que conseguirem a isenção devem realizar a inscrição para o Enem, entre os dias 6 e 17 de maio. Quem não obteve a isenção e deseja realizar a prova deve se inscrever e pagar a taxa de R$85,00. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Enem para ingressar na graduação

O IFFar utiliza a nota do Enem como forma de ingresso nos cursos superiores. Para 2020 o Campus Panambi ofertará vagas em seis diferentes cursos de graduação: Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Produção de Grãos e Tecnologia em Sistemas para Internet.