Página inicial > Panambi > Técnico em Edificações: visita técnica na fábrica Heat
Notícias Panambi

Técnico em Edificações: visita técnica na fábrica Heat

Publicado em Quinta, 14 de Março de 2019, 13h45 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Alunos e alunas do curso técnico em Edificações do IFFar – Campus Panambi realizaram uma visita técnica na segunda-feira, 11/03, na fábrica de Lareira Heat. Cerca de 40 alunos, acompanhados pelos docentes da área, participaram da visita.

A atividade foi organizada na disciplina de Conforto das Edificações, ministrada pela professora Josiane Pillar Hinning, com o objetivo foi oportunizar aos participantes a interação com os arranjos produtivos locais (APLs) da construção civil.

Localizada no Distrito Industrial de Panambi, a visita na fábrica da Heat oportunizou aos participantes:

- Dentro deste cenário de tecnologia e conforto das edificações, foi possível conhecer uma empresa que se destaca pelo pioneirismo nessa área, e que está sediada em nossa região.

- A memória de três décadas de desenvolvimento de protótipos e o funcionamento dos equipamentos foi apresentada pelo Engenheiro mecânico Tiago Dück. Os alunos e professores do Curso foram recepcionados com um coquetel e visualizaram todo o funcionamento das lareiras.

- Em um segundo momento, o Sr. Henrich Dück, Diretor Comercial da Empresa, recepcionou a todos na área da planta industrial, apresentando todos os processos e máquinas, além de imagens de algumas obras em que as lareiras foram instaladas.

- A interface entre diferentes técnicas construtivas e os equipamentos também foi uma importante oportunidade de estudo.

- A nossa região é um local propício para a utilização deste equipamento, também por questões culturais. O fogo, além de promover aquecimento dos ambientes, cria um ambiente acolhedor de convívio e aconchego.

- A tecnologia estudada apresenta uma dinâmica diferente, pois utiliza componentes para a calefação dos ambientes. Os alunos puderam conhecer de perto materiais de isolamento e outras estratégias de utilização nas construções.

As visitas técnicas são atividades que promovem a articulação do conhecimento teórico com sua aplicação prática, potencializando o entendimento dos conteúdos ministrados em sala de aula.