Página inicial > Panambi > Núcleos de Ações Inclusivas realizam intervenção em salas de aula
Notícias Panambi

Núcleos de Ações Inclusivas realizam intervenção em salas de aula

Publicado em Terça, 14 de Junho de 2016, 11h13 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Repensar, dialogar e construir uma nova perspectiva a partir da problematização das diversidades foi o objetivo central da ação integrada realizada pelos Núcleos de Ações Inclusivas do Campus Panambi na semana entre 6 e 10 de maio de 2016.

A ação conjunta realizou-se em todas as turmas de primeiro ano dos cursos técnicos integrados – regular e PROEJA, e do curso concomitante em Nutrição e Dietética, ofertado na modalidade PRONATEC.

A proposta consistiu na execução de uma dinâmica com perguntas aos alunos em cada uma das turmas participantes sobre assuntos pertinentes aos núcleos inclusivos, tais como preconceito étnico, orientação sexual, deficiência física, modos de vestir, etc. As respostas a cada pergunta foram respondidas mediante palmas. Os alunos utilizaram vendas durante a realização das perguntas, o que os deixou à vontade parar refletir sobre as afirmações lidas e manifestar sua posição, sem o risco do julgamento dos colegas.

Ao final da atividade, todos participaram do debate, sem as vendas, fazendo do espaço escolar um local propício a (re)pensar os preconceitos e estigmas atribuídos principalmente a mulheres/gays/negros/indígenas e pessoas com deficiência.

Respeito, tolerância para pensar, em conjunto, a mudança de um paradigma cultural que ainda exclui e diferencia todos aqueles que consideramos diferentes”. Essa é a mensagem que os representantes do Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGEDI), Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) e Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) compartilharam com os participantes durante a ação integrada.