Página inicial > Júlio de Castilhos > Café colonial e Feira "Dando Alma ao Alimento" reúnem servidores e comunidade no Campus Júlio de Castilhos
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Quarta, 23 de Mai de 2018, 22h51 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

Hoje a tarde , na sala de vidro aconteceu mais uma edição da feira "Dando alma ao alimento". Durante  a feira foi servido o café colonial. Essas atividades integram a II Semana do Alimento Orgânico, III Terceira Semana do Meio Ambiente e X Ciclo de Palestras do Eixo de Produção Alimentícia. O evento é uma promoção conjunta do Núcleo de Estudos em Agroecologia - NEA Arapuã e Eixo Tecnológico de Gestão Alimentícia.

O evento teve abertura oficial na segunda-feira (21), no Ginásio do Campus com a presença de autoridades. Na ocasião o diretor Rodrigo Carlotto destacou o protagonismo dos estudantes  envolvidos com os projetos do Núcleo de Agroecologia e da importância do pensar e agir sob novas perspectivas. O painel "Ações sustentáveis: a construção de tecnologias e  de saberes ambientais, sob a mediação da professora Mariane Ugalde trouxe a Dra. Marta regina Lopes Tocchetto, da UFSM que falou sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Adriana Stefanello que contou sua experiência na Natuberry Frutas Vermelhas.

Na terça-feira (22), às 19 horas, foi apresentado o painel "Alimentação Orgânica e mercados de circuitos curtos. guilherme Godoy dos Santos, da Emater de Santa Maria e a agricultora Carmem Etel da Silva destacaram a produção orgânica, relatando a experiência da Feira Primavesi de Santa Maria e a professora Tatiana Balem abordou a temática dos mercados de circuitos curtos. Durante o dia, os participantes aprenderam um pouco mais sobre o Aproveitamento integral dos alimentos na oficina ministrada pela técnica da Emater Bruna Neubauer.

Durante a semana os estudantes do NEA Arapuã fizeram palestras nas escolas do município falando sobre produção de alimentos: a importância das hortas urbanas sustentáveis.

Amanhã, acontecem os minicursos sobre Sistemas Agroflorestais; Plantas Medicinais:uso, preparo e importância; Produção de Leite de base ecológica e homeopatia na promoção da saúde humana, animal e vegetal.

As atividades continuam até sexta-feira,  os organizadores estão recolhendo lixo eletrônico em postos no Campus e na cidade, além de recolherem agasalhos e alimentos não perecíveis.